106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio das secretarias de Saúde, de Educação e de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo, está desenvolvendo com crianças de 07 a 12 anos com obesidade o PROTEJA, programa que visa atividade física orientada no contra turno escolar e acompanhamento nutricional.
As atividades são desenvolvidas nas quartas e sextas-feiras, das 10h15 às 11h10, e nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 14h30, na Escola Municipal Vitorino Barbiero. Ainda há vagas e os interessados devem entrar em contato com a Equipe Multiprofissional pelo WhatsApp (45) 9.9914-5826.
E na quinta-feira, 23, deu-se início ao acompanhamento nutricional na sala da Academia da Saúde com a nutricionista Andreia Wendling Gracioli. “Estamos ensinando para as crianças sobre a importância dos grupos alimentares e como montar um prato saudável”, disse Andreia.
O PROTEJA atende hoje 12 crianças de 08 a 12 anos com obesidade. “O Programa Saúde na Escola está fazendo avaliação nutricional (peso e altura) nas escolas e CMEI’s do município e encaminhando as crianças com obesidade para o PROTEJA”, conta a coordenadora da equipe Multidisciplinar, Marijane Bianchin Alves.
A mamãe Maria Aparecida, que acompanha seu filho no programa, citou que ele gosta de participar. “Em casa ele não faz atividade, mas no programa participa de todas”, falou satisfeita a mãe.
O objetivo do programa é deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças de São Miguel, além de propor uma ação integral. “Levantamento realizado nas escolas municipais aponta que atualmente o município tem 14,3% de estudantes com obesidade”, informou a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.
Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu