106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O produtor rural jamais poderia imaginar tanta evolução na agricultura a ponto de operar drones na lavoura. Desde o período de colonização da região Oeste do Paraná, o agricultor precisou trabalhar muito para tornar essas terras produtivas, utilizando muita força braçal e ferramentas rudimentares. A tecnologia de drones agrícolas é algo que aos poucos está ganhando espaço nas lavouras da região. Os irmãos Jorge e Jacó estão em fase de treinamento na Linha São Carlos, em Serranópolis do Iguaçu, e estão bastante animados com a novidade. Num primeiro momento, a intenção dos produtores era adquirir um equipamento convencional.
A nova tecnologia exige novos conhecimentos. Felizmente, a Lar Cooperativa conta com técnicos especializados em campo para auxiliar os agricultores em cada etapa do processo. Esses profissionais são capazes de fornecer orientações específicas e preventivas, garantindo assim uma aplicação precisa e eficiente.
A aplicação por drones exige um pouco mais de técnica, mas oferece melhores resultados, pois reduz as perdas causadas pelo amassamento. Além disso, atualmente, o valor da nova tecnologia está mais acessível.
Seu Luiz, sogro do Jacó, viveu na época da enxada, do arado com tração animal e o início da mecanização agrícola. O uso de drones na agricultura, parece um caminho sem volta... ou melhor, um voo sem volta!
Fonte: Costa Oeste News