106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na manhã desta quarta (05) o Jornal Costa Oeste News recebeu o prefeito Ivo Roberti e o vice-prefeito Gilberto Marsaro de Serranópolis do Iguaçu, a fim de informar a população sobre as ações e projetos desenvolvidos pela gestão atual do município.
A economia financeira, além de executar obras com recursos próprios, tem permitido que o município tenha acesso a verbas do governo estadual, federal ou Itaipu Binacional. São diversas obras concluídas, algumas obras em desenvolvimento e outros projetos aguardando licitação.
Alguns dos investimentos citados pelo vice foi o asfaltamento de 40 km na área rural para facilitar o transporte dos produtos agrícolas, a redução de despesas com a implantação de um poço artesiano que abastece toda a administração municipal, a aquisição de seis veículos novos para reforçar a área da saúde, são três ambulâncias e três vans, a reforma da capela mortuária e de uma unidade básica de saúde.
Outra ação com impacto significativo foi a instalação de uma usina fotovoltaica que reduzirá o custo da energia elétrica para a administração municipal.
“Nós temos uma [usina] lá, fizemos, já está concluída, ligada, para o município é muito bom, vai nos reduzir o custo da energia elétrica dentro do Paço Municipal eu acredito em 30% a 40%... Temos projeto para mais uma que vai chegar em torno de 80% a 90% do que nós gastamos, nós vamos estar é produzindo, o município fica praticamente sustentável,” explicou Roberti.
Um dos projetos em execução é no Campo Guarani, palco de campeonatos importantes no município, que terá alambrado, vestiários e banheiros novos e a substituição do gramado. Outras obras importantes que serão executadas são a reforma da Câmara Municipal e o campo sintético do bairro Jardinópolis.
O município de Serranópolis, que não tem aterro de lixo a céu aberto, em vez disso, possui convênio com um aterro de Cascavel que retira todo o lixo da cidade, tem conquistado uma posição importante no Paraná com o percentual de reciclagem em 90%, para o prefeito, o resultado positivo começa nas escolas.
“É a conscientização nas escolas, é a criança a número um para fazer o pai se conscientizar que tem que ser reciclado. Tu quer que faça alguma coisa correta? vai na escola e conversa com a gurizada, é lá que começa.”
Com relação à educação, que a pontuação do município é 9 no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, praticamente a nº 1 do sul do Brasil, a Gestão Municipal confirmou mais de 1 milhão em investimentos com foco na estrutura das escolas municipais.
O prefeito finaliza a entrevista explicando a relação com a câmara municipal, que tem 4 vereadores da situação e 5 de oposição. Ele afirma ter uma relação boa com a câmara, mas que o município acaba não sendo prioridade para alguns membros da casa legislativa, que estão focados em futuras candidaturas. Mas, confia no cidadão de Serranópolis porque acredita que a população do está do lado certo.
Fonte: Costa Oeste News