106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com a celebração da Missa da instituição da Eucaristia e do Lava Pés, a igreja católica do mundo todo iniciou nesta quinta-feira (06), as celebrações do Tríduo Pascal.
O Tríduo tem os três dias em que celebra-se o centro da nossa fé católica cristã: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus. No Tríduo Pascal acompanha-se Jesus na sua passagem da morte à vida. É um tempo favorável para confrontar a nossa vida com a de Jesus que, por nós, vai à paixão, e para nos deixarmos transformar pelo seu amor.
E nessa primeira celebração, a Quinta-feira Santa (as outras duas são a Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia), os católicos celebram a Santa Ceia (instituição da Eucaristia) e o gesto do lava pés.
Na Quinta-feira Santa, medita-se o mistério da Santa Ceia do Senhor, a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Relembramos a oferta do Corpo e Sangue de Jesus sob as espécies do Pão e do Vinho, quando Jesus ofertou aos apóstolos mandando-lhes oferecer o mesmo aos seus sucessores. Revivemos, também, a promessa da Vinda do Espírito Santo como está em João, 14- 16.
Também nesta Quinta-Feira se dá o início ao Tríduo Pascal com o Lava-pés. Na Igreja Matriz Nossa Senhora de Medianeira, a celebração foi presidida pelo pároco padre Leandro Blasius, que destacou em sua homilia, o primeiro versículo do Evangelho segundo João: “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.
Na sequência, com o grupo dos 12 apóstolos, padre Leandro fez o gesto do lava-pés, reunindo 12 pessoas da comunidader para o ato.
Ao final da celebração, aconteceu a “Transladação do Santíssimo”. O sacerdote recolhe as Hóstias Consagradas e as coloca em um local à parte para que possamos contemplar esse aniquilamento de Cristo. O altar fica vazio, sem toalha e sem velas, a Igreja fica escura, as imagens são cobertas e o sacrário aberto e vazio.
A programação do Tríduo tem sequência na sexta-feira Santa, com a segunda parte do Tríduo Pascal que é a celebração da Paixão do Senhor, as 15h00. As 19h30 acontece a Via Sacra encenada, onde durante o trajeto pelas ruas do centro de Medianeira. A Via Sacra consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.
E no sábado, a celebração das 19 horas, na Igreja Matriz do centro de Medianeira, A Vigília Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração se realiza de noite; mas de maneira a não terminar antes da aurora do Domingo. Nela acontece a benção do fogo novo, a procissão de luzes, do novo Círio Pascal, leituras da Palavra que contam a história povo de Deus até a ressurreição de Jesus.
E no domingo, a Missa de Pascoa será às 7h30 e à noite, à A Vigília Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração se realiza de noite; mas de maneira a não terminar antes da aurora do Domingo.s 19h00.
Fonte: Costa Oeste News