106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após os recentes ataques que ocorreram em uma Escola Estadual de São Paulo e em uma Creche de Blumenau (SC), nos dias 27 de março e 05 de abril, respectivamente, entrou em pauta a necessidade urgente de garantir a segurança das instituições de ensino do país.
A Gestão Municipal de São Miguel do Iguaçu anunciou uma série de medidas de segurança nas escolas e CMEI’s que já iniciaram na quinta (06), como o reforço no patrulhamento e rondas mais prolongadas da Guarda Municipal, e um controle mais rígido na entrada e saída dos alunos.
Nas redes sociais, multiplicaram-se nos últimos dias informações de um suposto ataque orquestrado para ocorrer no dia 20 de abril em diversas escolas e creches do Brasil, incluindo no Paraná. A data faz referência ao massacre de Columbine, Estados Unidos, que deixou 15 estudantes mortos.
A Polícia Militar do Paraná informou em nota que não há indícios de ataques planejados em escolas do Paraná. Informou ainda que toda e qualquer denúncia é apurada e levada ao conhecimento da Polícia Civil para investigação, e que realiza constantes treinamentos com equipes policiais, professores e alunos para que todos saibam os procedimentos adequados em qualquer situação de agressor ativo em escolas.
O Ministério da Justiça tem atuado para impedir a propagação de fake news e já pediu a exclusão de mais de 400 contas do Twitter que veiculavam hastags relacionadas a ataques.
O Vereador de São Miguel do Iguaçu, Eloi Hack, reconhece a preocupação dos pais diante da situação delicada na qual o país está vivendo, mas afirma que a Gestão Municipal já reforçou a segurança nas Escolas e CMEI’s e que a Câmara do município estuda projetos para intensificar a segurança nas instituições de ensino do município.
“A gente está vivendo uma situação complicada, essa onda de ataques contra creches, escolas... O posicionamento nosso é reforçar a Segurança Pública, onde a guarda municipal no nosso São Miguel já está realizando patrulhamento, intensificando rondas mais prolongadas nesses estabelecimentos, a fim de coibir um possível ataque... Em breve a gente estará instalando câmeras de monitoramento nesses locais, onde vai vir a somar muito para a segurança desse local.”
Fonte: Costa Oeste News