106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Esse foi o tema central do encontro que reuniu nesta terça-feira (11) em Medianeira, técnicos da Adapar, IDR-PR, Conselho Municipal de Sanidade Animal, Governo do Estado e Prefeitura de Medianeira. O encontro lotou o auditório da prefeitura, mostrando o interesse de todos em cuidar e preservar o setor, que tem na região Oeste, a maior densidade do mundo em proteína animal por metro quadrado. E logo na entrada um diferencial chamou a atenção. Todos que chegavam ao local deveriam passar por um tapete desinfetante, afinal, todos estão ligados de uma forma ou outra com a avicultura. E o que se quer hoje é evitar o aparecimento da Influenza nos aviários.
O médico veterinário da Adapar, Fiscal de Defesa Agropecuária, Thales do Amaral Perufo, abriu o encontro, apresentando falando sobre as ações do programa de sanidade avícola.
O médico veterinário sanitarista da BRF, Fernando Luis Sartoretto, apresentou o tema relacionado a medidas de prevenção, dando ênfase à biosseguridade, fontes de transmissão e sobre a legislação vigente sobre Sanidade Animal.
Coube a médica veterinária Josiane Maculan Salvo, da Lar Cooperativa abordar sobre o plano de contingência. Ela apresentou um resumo de todas as medidas que devem ser tomadas caso se registre algum foco de Influenza aviária:
Fonte: Costa Oeste News