106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O ministro dos Transportes, Renan Filho, falou durante audiência na Câmara dos Deputados que o novo modelo de pedágio, que será adotado nas estradas do Paraná, já está definido. De acordo com o representante da pasta, haverá um escalonamento da curva de aporte, atendendo ao pedido do Governo do Paraná.
O aporte financeiro é um valor que as empresas precisam depositar conforme o desconto oferecido no leilão das rodovias. Na prática, ele é usado como “garantia”, já que com tarifas menores, ainda assim a empresa precisa realizar uma série de obras e a manutenção dos trechos conforme previsto em contrato.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior frisou que o governo federal e estadual conseguiram chegar a um consenso.
Ratinho pontuou que com a nova modelagem a estimativa é de que o preço do quilômetro rodado diminua, fazendo referência ao tipo de contrato, mas também a inclusão de pelo menos 10 novas praças de pedágio.
Já Renan Filho afirmou que o novo modelo só deve ser divulgado quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornar ao país. Ele está em um compromisso na China e deve voltar no próximo domingo (16).
Fonte: AERP