106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O PIX é o principal meio de pagamento dos brasileiros, segundo Banco Central. A modalidade fechou o mês de março com 3,003 bilhões de operações. Como forma de aumentar a segurança da opção de transação financeira, o BC divulgou nesta terça-feira (2) que o sistema vai ter novos reforços.
As mudanças vão acontecer em duas funcionalidades disponíveis aos participantes do Pix: a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves Pix para fins de segurança.
A notificação de infração é uma funcionalidade que permite que as instituições façam uma marcação das chaves e usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação. Esse registro passará a contar com novos campos, possibilitando especificar a razão da notificação, por exemplo, golpe, estelionato, invasão da conta e coação. Além de identificar o tipo de fraude cometida, como um usuário que abriu uma conta sob falsidade ideológica ou é um “laranja”.
Usuários vão poder consultar a chave PIX 24 horas por dia. As novas medidas vão entrar em vigor no dia 5 de novembro deste ano. O Banco Central ainda ajusta o sistema e as ligações com instituições participantes do Pix.
Fonte: Rede Aerp