Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Profissionais de Saúde participam de palestra sobre ‘Saúde Mental Materna’

A ideia surgiu para chamar a atenção às questões relacionadas à saúde mental e bem-estar materno.

  • 04/05/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Profissionais de Saúde participam de palestra sobre ‘Saúde Mental Materna’

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, promoveu na quarta-feira, 03, no auditório da Câmara Municipal, a palestra ‘Saúde Mental Materna’ para enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, estudantes da faculdade Uniguaçu e equipe Multiprofissional.

A ideia surgiu para chamar a atenção às questões relacionadas à saúde mental e bem-estar materno. Durante a gravidez, parto, e após o parto nota-se aumento do risco de problemas de saúde mental entre puérperas. Normalmente, durante a gestação e no período pós-parto, observa-se aumento dos níveis de ansiedade e estresse. Tal aumento pode ser isolado ou vir acompanhado de outros problemas que afetam a saúde mental da mulher.

A palestrante foi a psicóloga obstétrica, Luciane Ferreira dos Reis. “Apresentei vários dados estatísticos sobre a saúde mental materna e a importância do cuidado desse público. Os participantes interagiram com várias dúvidas e perguntas que enriqueceram nosso encontro”, contou.

A psicóloga faz parte do ‘Maio Furta-cor’, campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e apartidária que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. “Visa realizar ações de conscientização ao longo de todo o mês de maio, época em que celebramos nacionalmente o mês das mães”, informou Luciane.

A agente comunitária de Saúde, Maria Luiza Salbego, uma das organizadoras da palestra, explicou que todo mês a ideia é trabalhar diversas questões de saúde pública. “Cada mês trata especificamente de um tema para conscientização e maio é o mês das mães”, salientou.

A enfermeira Juliane Broneli Lima dos Santos disse que participar de eventos dessa natureza é tomar consciência sobre a necessidade do olhar mais sensível em lidar com as mães. “Os enfermeiros acompanham desde o primeiro momento o desenrolar desse processo da maternidade e conhecer melhor como isso acontece é fundamental para orientar e guiar as futuras mamães”.

Para a estudante de Terapia Ocupacional da faculdade Uniguaçu, Sirlei Weber, a palestra apresentou um conhecimento fundamental para a vida acadêmica. “Agrega informações que serão de extrema importância em nossa vida profissional”.

Fonte: Assessoria

Autor do post