106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu formou uma verdadeira força-tarefa para combater a epidemia da dengue, decretada após o grande aumento no número de casos confirmados da doença.
Durante essa semana, com apoio da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, iniciou a aplicação do inseticida em toda a cidade. São duas equipes com o fumacê costal que estão aplicando o produto em dois períodos, das 06h00 às 09h00 e das 16h00 às 21h00. A aplicação não foi realizada anteriormente devido à falta do inseticida no mercado.
O fumacê costal com uma dupla de agentes aplicando o inseticida percorre 40 quarteirões por turno. Além disso, é mais eficaz para eliminar os mosquitos, pois a dupla de agentes, ao contrário do carro fumacê, pode entrar em terrenos baldios e ainda aplicar o inseticida nos arredores das residências.
A orientação para os moradores é que, no momento em que os aplicadores estiverem passando, abram as janelas e portas para o inseticida entrar em todas as partes da residência. É fundamental que os moradores deixem o pessoal da saúde aplicar o inseticida dentro do lote. Proteger com plásticos ou tecidos alimentos dentro da casa, filtros de água, gaiolas de pássaros, aquários ou colmeias e tirar as roupas do varal.
Pessoas com problemas alérgicos, respiratórios, em situação de saúde precária, crianças, idosos, gestantes e animais domésticos devem evitar ficar na frente de casa por pelo menos 30 minutos após a aplicação.
O morador da Rua Rio Grande do Sul, Alcidio Nicorn, parabenizou a equipe da Saúde pela ação para evitar essas doenças. “Ao lado onde moro três pessoas pegaram dengue e essa doença é terrível, pode matar”, destacou.
Os aplicadores farão esse trabalho até sexta-feira, 12, em todo o perímetro urbano de São Miguel. “Recebemos esse importante reforço do Governo do Estado, que são os fumacês costais, mas precisamos do apoio de toda a comunidade. O fumacê só elimina o mosquito adulto, por isso, é preciso que todos munícipes cuidem de seus ambientes e não deixem água parada, para evitar novos criadouros”, relatou a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.
O último boletim semanal da dengue apontou que o município está com 680 casos confirmados da doença. O informativo apontou ainda que outros 376 casos estão em investigação. Além da dengue, o boletim da chikungunya aponta 24 casos confirmados e 59 em investigação.
Mutirão de Limpeza
Outra grande ação que vem acontecendo há dias é o mutirão de limpeza que já recolheu toneladas de materiais como: entulhos (resíduos de construção, cerâmicas, vasos, entre outros); recicláveis (garrafas, lonas, PVC pneus, recipientes plásticos ou de vidro, tábuas e madeiras); eletrodomésticos (lavadoras, TV’s, geladeiras e aparelhos eletrônicos em geral), além de galhos e folhas.
Fonte: Assessoria