106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Agricultura, assinou na quarta-feira, 10, os primeiros contratos para dar início à nova etapa do programa que visa incentivar os pequenos produtores rurais do município, com a realização do corte e transporte gratuitos de silagem.
A primeira etapa do programa foi um sucesso, conseguindo atender 99 produtores, que tiveram 424 hectares de milho cortados, em um investimento de quase meio milhão de reais por parte do Governo Municipal. Mais uma vez o programa abriu credenciamento para munícipes que tenham os maquinários necessários para realizarem o serviço e os sete primeiros contratos foram assinados.
‘Os números expressivos do ano passado demonstram a importância e a efetividade do programa, que vem fortalecendo nossos produtores, principalmente da bacia leiteira’, destacou o secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre, que relatou ainda que novos contratos serão assinados nos próximos dias.
Para este ano, a expectativa é de que o programa seja ainda mais bem-sucedido, beneficiando um número ainda maior de produtores rurais. ‘A iniciativa é um exemplo de como o poder público pode colaborar para o desenvolvimento da economia local, incentivando a produção de alimentos’, exaltou o prefeito Boaventura Motta.
Viviane Sangaletti, prestadora de serviço na região da Linha Piazza, que assinou o contrato e já havia se credenciado no ano passado, relatou que o programa foi importante para as finanças da família e ajudou os produtores em geral. ‘É um programa muito bom porque ajuda os produtores que não tem muitas condições para pagar as horas de serviço e ajuda também nós que temos os maquinários, possibilitando investimentos, ajudando a pagar as contas e fazer a revisão dos maquinários’, relatou.
Gilmar Jose Schapko, do Assentamento Antônio Companheiro Tavares, que também se credenciou pelo segundo ano consecutivo, relatou que o resultado foi muito positivo e que em 2022 conseguiu realizar investimentos em sua propriedade após prestar os serviços. ‘O programa veio em boa hora para ajudar os produtores. Eu já prestava o serviço anteriormente e agora com o apoio da prefeitura as coisas ficaram mais fáceis, a demanda aumentou e muitos produtores foram atendidos. É muito bom esse programa!’, exaltou.
Os produtores que possuem até 20 hectares de área podem ser beneficiados com 100% dos custos do corte e transporte da silagem, enquanto os produtores com área de 20 a 30 hectares podem receber 50% do valor do serviço. ‘Essa ampliação do programa para áreas maiores é uma das novidades para essa nova etapa’, explicou Marcelo Alexandre.
Para ser beneficiado, o produtor precisar estar enquadrado nas regras do programa e realizar o protocolo diretamente na secretaria de Agricultura. Estando a situação regular, ele recebe uma ordem de serviço e solicita a execução dos trabalhos diretamente com o prestador credenciado mais próximo da sua propriedade.
Caso o produtor tenha alguma dúvida quanto ao desenvolvimento deste ou outro programa desenvolvido, pode procurar a secretaria para esclarecimentos. ‘O munícipe pode ligar ou mandar uma mensagem via WhatsApp para o número 3565-8122 ou vir diretamente aqui no Paço Municipal que esclarecemos qualquer situação, estamos de portas abertas para a comunidade’, destacou o secretário.
Fonte: Assessoria