106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O milho safrinha está em pleno desenvolvimento na Região Oeste do Paraná. De acordo com estimativas do DERAL (Departamento de Economia Rural), mais de 90% das lavouras encontram-se em boas condições. Isso demonstra boa expectativa de safra.
Ainda de acordo com o DERAL, através de seu último boletim divulgado até o momento, o rendimento desta safrinha deverá ser de 5.850 quilos por hectare, o que representa 235 sacas por alqueire. Um aumento de 18% na comparação com a safrinha do ano passado.
Para o agricultor de Medianeira, Marcos Berta, o ciclo sofreu um pouco no início, mas depois teve a colaboração do tempo. “No plantio da cultura tivemos atraso devido a quantidade elevada de chuva, depois a lavoura teve um desenvolvimento bom, e mesmo com os ataques de cigarrinha e largarta do cartucho, as expectativas estão boas”, afirma Berta.
Embora a área plantada no Paraná neste ciclo teve uma redução de 9%, se comparada com o ano anterior, a melhor produtividade compensará, chegando a marca de 14,4 milhões de toneladas de milho. Se essa produção for confirmada, será a maior dos últimos 15 anos no Estado.
Mesmo com as boas expectativas, o agricultor lembra que ainda existem alguns desafios, “dependemos muito ainda da contribuição do clima, principalmente no quesito geada, e com o ciclo um pouco mais atrasado neste ano, deveremos ficar apreensivos com isso”, conclui Marcos Berta.
Fonte: Costa Oeste News