106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Santa Terezinha de Itaipu recebeu na manhã desta terça-feira, 23, durante o Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos, realizado no Parque Tecnológico de Itaipu – PTI/BR, o reconhecimento pelas boas práticas em sustentabilidade e gestão dos resíduos sólidos. As cidades de Medianeira, Cascavel, Nova Santa Rosa, Serranópolis, Palotina, Itaipulândia, Missal, Assis Chateaubriand e Entre Rios também foram reconhecidas durante o evento.
A prefeita Karla Galende, o vice Vanio Morona, o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, a gestora de Convênios e Projetos, Tatiana Fontana, o presidente da Acaresti, Antônio Cândido de Moraes, o diretor do departamento de Resíduos Sólidos, Darlei de Souza e a secretária da Acaresti, Vanessa Santos, estiveram presentes no evento. “Santa Terezinha de Itaipu é referência nacional em coleta seletiva e esse reconhecimento vem para consolidar todas as ações realizadas ao longo desses 20 anos. Por isso, gostaria de parabenizar toda a população itaipuense pela contribuição, união e separação correta dos resíduos, aos catadores e toda nossa equipe técnica”, frisou a chefe do poder executivo.
Para o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, o reconhecimento demonstra que o município está no caminho certo. “É motivo de orgulho para nós estar recebendo esse reconhecimento que nos motiva a realizar um trabalho cada vez melhor”.
“Esse reconhecimento é fundamental para os catadores que realizam esse importante trabalho, juntamente com o apoio da população e da administração municipal, que não mede esforços para garantir melhorias nas condições de trabalho dos catadores”, acrescentou o presidente da Acaresti, Antônio Cândido de Moraes.
O 6º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (ConReSol), promovido pelo IBEAS – Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento, acontece de 23 a 25 de maio, com o objetivo promover a troca de experiência e fortalecer a atuação dos profissionais que atuam na área de resíduos sólidos, focando a sustentabilidade (tripé econômico, ambiental e social) em toda cadeia produtiva, desde a geração do produto até a disposição final do resíduo, além de consolidar a troca de experiências entre as universidades, profissionais liberais e empresas da América do Sul, que desenvolvem estudos e projetos na área de resíduos sólidos, com foco em sustentabilidade.
O evento reúne profissionais, pesquisadores, professores, alunos executivos, empresas que fornecem serviços e equipamentos para as atividades ligadas à gestão de resíduos, profissionais que atuam em prefeituras, órgãos públicos municipais e estaduais ligados ao tema.
Fonte: Assessoria