106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Durante a entrevista ao Costa Oeste News na manhã desta segunda-feira (29), Fábio Prestes, presidente do CONSEG (Conselho de Segurança) de São Miguel do Iguaçu, e Alexandro Alcará, secretário de Assuntos Comunitários, Segurança e Trânsito, compartilharam informações sobre o CONSEG, a composição, objetivos e ações em prol da segurança comunitária. Além disso, discutiram a relevância do Maio Amarelo, uma iniciativa internacional que busca conscientizar sobre a segurança no trânsito.
Fábio explicou que o CONSEG é uma instituição governamental estadual independente do município, que atua como intermediário entre a população e as forças de segurança. É composto por membros eleitos e natos, como representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outras entidades de segurança.
Prestes explicou que o Conseg busca parcerias com instituições como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a Receita Federal, além de buscar apoio da administração pública. O conselho é uma entidade sem fins lucrativos e voluntária, e seus membros dedicam tempo e esforços para contribuir com a segurança do município.
Embora ainda não possua uma sede própria, o Conseg realiza reuniões mensais em uma sala doada e busca projetos para executar em prol da segurança. Recentemente, a Câmara de Vereadores apoiou a iniciativa de tornar o Conseg uma entidade de utilidade pública, o que possibilitará buscar apoio de entidades e empresas locais.
Em relação ao Maio Amarelo, Alexandro Alcará mencionou a forte atuação do Conseg em parceria com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o órgão de trânsito do município. Foram realizadas blitz educativas no centro da cidade, conscientizando os motoristas, além de panfletagem e palestras em escolas e empresas.
Na última semana, o Conseg promoveu uma série de palestras em parceria com a Guarda Municipal em diversas instituições, incluindo a Friella e a Faculdade Uniguaçu. As palestras tiveram como objetivo conscientizar sobre a segurança no trânsito.
Fonte: Costa Oeste News