106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Iguaçu realizou assembleia na manhã desta quarta-feira (31), com o intuito de reunir os associados e discutir diversos assuntos relevantes para a categoria. A assembleia teve início com a prestação de contas do sindicato, na qual o presidente, Evandro Ghellere, apresentou o balanço patrimonial e financeiro referentes ao ano de 2022. A transparência é uma prioridade do sindicato, e essa prestação de contas foi aprovada por unanimidade pelos associados presentes.
Durante a assembleia, foram abordados diversos temas de interesse dos trabalhadores rurais. Um dos pontos discutidos foi a questão da aposentadoria rural e os cuidados necessários ao fazer um contrato, uma vez que, dependendo da forma como o contratante realiza o contrato, o trabalhador pode perder o direito à aposentadoria e a um seguro especial. Também foram apresentadas informações sobre o preço do milho, que atualmente está em R$ 47,00, enquanto o preço mínimo é de R$ 55,00. O sindicato está em conversas com a CONAB para buscar soluções, como um possível chamamento de compra direta dos produtores, visando alcançar um preço justo para os agricultores.
Outro assunto abordado durante a assembleia foi a recente chegada da gripe aviária ao Brasil. São Miguel do Iguaçu, é uma das maiores produtoras de frango da região, o que torna essencial tomar todas as precauções necessárias para evitar a propagação da doença. Os agricultores receberam orientações sobre os cuidados a serem tomados ao receber técnicos, como não permitir a entrada de pessoas não autorizadas nos aviários e garantir que as telas estejam em conformidade com as normas de tamanho e sem rasgos. O sindicato destacou as orientações aos agricultores para proteger a produção local.
Durante a assembleia, também foi reservado um momento para a liberdade de expressão dos associados, permitindo que eles tirassem dúvidas, fizessem discursos e compartilhassem opiniões. Esse espaço de participação ativa fortalece o sindicato e possibilita uma troca de informações valiosa entre os agricultores.
No que diz respeito à preparação do Sindicato dos Agricultores Rurais para ajudar os produtores no período de inverno, destaca-se a preocupação com a safra de milho, que está em andamento. A possibilidade de geada durante o inverno representa um grande risco para os agricultores, pois pode causar prejuízos significativos, especialmente considerando o preço atual do milho. Embora o clima seja algo que não se possa controlar, o sindicato está tomando medidas e repassando orientações sobre o Proagro, um programa de proteção ao produtor em casos de adversidades climáticas, como a ocorrência de geadas, visando minimizar eventuais prejuízos e proteger os agricultores em caso de frustração da safra.
Fonte: Costa Oeste News