106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O fator clima é determinante para cada ciclo produtivo. Por isso, nós do Expedição Costa Oeste preparamos uma série de informações relacionadas ao clima.
Primeiramente, é necessário compreendermos o comportamento do clima nos últimos três anos. Para buscarmos estas informações, fomos até a UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em Cascavel.
De acordo com o Professor DR. Reginaldo Ferreira Santos, Engenheiro Agrônomo e Agrometeorologista, o fenômeno La Niña esteve presente em nossa região por muito tempo. “Nós tivemos o fenômeno La Niña nos últimos três anos, ocasionando o esfriamento das águas do Oceano Pacífico, gerando um transtorno muito grande”, fala Reginaldo.
Ainda de acordo com o Professor, a quantidade de chuvas em curtos períodos, como tem ocorrido nos últimos anos, não é bom. “Em média chove em nossa região algo em torno de 1.500 milímetros ao ano. Nos últimos três anos tem chovido menos, em torno de 1.200 a 1.300 milímetros. O problema maior é que essas chuvas se concentraram em um período curto, causando uma dificuldade grande ao produtor rural”, diz o Agrometeorologista.
Agora, precisamos entender o presente e projetar o futuro. Por isso, nós do Expedição Costa Oeste, lhe aguardamos no próximo episódio, onde traremos as projeções do clima para os próximos meses, especialmente neste período de encerramento de um ciclo e planejamento do próximo.
Redação Costa Oeste
Fonte: Costa Oeste News