106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com a chegada do inverno, a gripe não afeta somente os humanos, infelizmente os animais não saem ilesos dessa situação. Com a baixa temperatura os cães são muito afetados e prejudicados.
A tosse dos canis, mais conhecida por Traqueíte ou Traqueobronquite, é uma doença infecciosa muito comum entre os cachorros. Que é causada por microorganismos como por exemplo: CAV-1, CAV-2, Bronchiseptica e o vírus da Parainfluenza.
É no inverno que a tosse dos canis ocorre com mais frequência, por isso é recomendado que os tutores se atentem aos sinais que o pet deixa em evidência. Normalmente eles apresentam alguns sinais como:
Febre
Secreção nos olhos e no nariz
Espirros
Tosse
O pet também pode fazer barulhos ao respirar
Falta de apetite
Vômitos
Vale ressaltar que a tosse do cão pode ser confundida com um engasgo e confundir os tutores.
A doença é muito contagiosa e é transmitida pelo contato de um pet contaminado com um animal saudável. Porém o vírus também pode ser encontrado nos locais e objetos que o animalzinho usa com frequência, como cobertas, potinhos de comida, água e brinquedos. Deste modo, é muito importante que o tutor mantenha a higienização do local e objetos do animal, porque somente assim será possível evitar que o vírus se espalhe e afete outros animais.
Uma forma de evitar que seu animalzinho pegue a gripe canina é realizar a vacinação do pet. Os cães devem receber a primeira vacina da gripe ainda filhotes, aproximadamente com 80 dias de vida.
Nós do Hospital Veterinário UNIGUAÇU, podemos te ajudar a evitar as bactérias e os vírus no organismo do seu bichano e ainda manter em dia a carteirinha de vacinação. Entre em contato conosco pelo fone: (45) 3565-3037.
Nos acompanhe nas redes sociais: @hvu.uniguacu
Fonte: Assessoria