106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Comandante da Polícia Militar, Tenente André Felipe Gois e o Comandante da Patrulha Rural Comunitária, Sargento Carlos Gilberto Zimmermann participaram do Jornal Costa Oeste News desta quinta-feira (22) para falar da atuação da equipe policial na região, dos desafios para atender as necessidades dos cinco municípios amparados pela Patrulha e os resultados alcançados nesse 1 ano de atividade.
O Sargento Carlos começa falando da aceitação do homem do campo ao trabalho desenvolvido pela Patrulha. “A cooperação tem sido grande, a aceitação do nosso trabalho perante a comunidade tem sido grande. Havia essa carência por parte do homem do campo, do agronegócio, então, o projeto do Governo do Estado veio a contribuir aí para que fosse novamente lançado o serviço da Patrulha Rural e posto à disposição do Agricultor,” explica.
Muitos são os desafios, mas os principais apontados pelo Tenente André são as distâncias de toda área territorial dos municípios e os recursos humanos limitados para suprir a necessidade de toda a região. Apesar da limitação, a equipe tem realizado um trabalho acima do esperado, atendendo as principais demandas e necessidades dos agricultores, atuando para evitar as ocorrências de crimes contra o patrimônio, os roubos e furtos.
“Para nós, o resultado mais importante, depois a gente traz alguns números mais específicos, é realmente essa proximidade com agricultor, com o morador da zona rural aqui das nossas cidades.”
Em um breve levantamento, o Sargento relatou a atuação da Patrulha Rural Comunitária no cumprimento de mandados de prisão, em apreensões de drogas, contrabando, na recuperação e recolhimento de veículos, e notificações de trânsito. A Patrulha se insere na filosofia de polícia mais próxima do homem do campo, com mais diálogo e proximidade. Mais de mil pessoas foram alcançadas com as visitas comunitárias.
O Tenente também falou da expectativa para o aumento do contingente da Patrulha Rural para o próximo ano, já foram realizados cursos de capacitação, e há licitações em andamento para aquisição de viaturas específicas para atividade rural.
A metodologia da atuação da Patrulha Rural é destaque no atendimento de ocorrências. O cadastro realizado pela Patrulha insere todos os dados da propriedade: ponto geográfico (latitude e longitude), números de residentes, patrimônio, veículos e maquinários, entre outras informações relevantes. Diante de uma necessidade, ao ligar para o 190 e se identificar como morador rural já cadastrado pela Patrulha Rural, o operador terá acesso ao cadastro com todas as informações, o que agilizará o atendimento da ocorrência.
“Por exemplo, se ele tiver um veículo furtado, roubado, ele liga, às vezes, a pessoa não lembra nem a placa e nem a cor do veículo, nós vamos ter esses dados, porque no cadastro a gente tira foto da placa do veículo e também é inserido os dados do veículo nesse cadastro. Então, já de pronto é emitido o alerta para todas as cidades da região, inclusive para a Polícia Rodoviária Federal também de Foz do Iguaçu, a Polícia Rodoviária Estadual de Santa Helena. Então, é informada toda a rede já de antemão, não precisa da viatura chegar no local [para iniciar o atendimento da ocorrência],” explicou.
O tenente finaliza explicando um retorno positivo em relação ao trabalho desenvolvido pela Patrulha. Havia uma carência de informações, pois muitos agricultores vivem isolados, e as equipes policiais tem conseguido alcançá-los e levar as informações e orientações necessárias para melhorar a segurança da propriedade e quais medidas tomar em caso de necessidade.
O número de telefone da Patrulha Rural Comunitária é 45 9938-6156.
Fonte: Costa Oeste News