106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O período de colheita do milho safrinha se aproxima na região Oeste do Paraná. Nesta série, abordaremos sobre três tópicos importantes e necessários: preço; logística e quantidade.
Tendo a expectativa de produção recorde, o preço é determinante, especialmente neste ano. De acordo com o Siperintendente de Negócios Agrícolas da Lar Cooperativa Agroindustrial, Vandeir José Dick Conrad, o custo no momento do plantio foi alto. “O que aconteceu especificamente neste ano com o agricultor, foi de ter plantado uma lavoura com preços altos e a comercialização não veio, pois a relação de troca não foi muito favorável como tem sido nos últimos anos, pois esse é o principal indicador”, afirma ele.
Ainda de acordo com Vandeir, para o próximo ciclo esse equilíbrio deverá ser ajustado. “Quando nós pensamos em um horizonte das próximas safras teremos um equilíbrio mais organizado, ou seja, os preços dos insumos também caíram muito, a relação de soja por tonelada de fertilizante está dentro das linhas históricas”, fala.
O reflexo de uma produção recorde, será muito positivo. “É muito importante que tenhamos abundância para que possamos buscar o equilíbrio de preço, consumo e abastecimento em todas as nossas cadeias produtivas”, conclui o Superintendente.
Fonte: Costa Oeste News