Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

SAFRINHA 2023: Preço do produto é determinante

Com a quantidade recorde de milho a ser colhida nesta safrinha, preço é um dos principais desafios.

O período de colheita do milho safrinha se aproxima na região Oeste do Paraná. Nesta série, abordaremos sobre três tópicos importantes e necessários: preço; logística e quantidade.

Tendo a expectativa de produção recorde, o preço é determinante, especialmente neste ano. De acordo com o Siperintendente de Negócios Agrícolas da Lar Cooperativa Agroindustrial, Vandeir José Dick Conrad, o custo no momento do plantio foi alto. “O que aconteceu especificamente neste ano com o agricultor, foi de ter plantado uma lavoura com preços altos e a comercialização não veio, pois a relação de troca não foi muito favorável como tem sido nos últimos anos, pois esse é o principal indicador”, afirma ele.


Ainda de acordo com Vandeir, para o próximo ciclo esse equilíbrio deverá ser ajustado. “Quando nós pensamos em um horizonte das próximas safras teremos um equilíbrio mais organizado, ou seja, os preços dos insumos também caíram muito, a relação de soja por tonelada de fertilizante está dentro das linhas históricas”, fala.

O reflexo de uma produção recorde, será muito positivo. “É muito importante que tenhamos abundância para que possamos buscar o equilíbrio de preço, consumo e abastecimento em todas as nossas cadeias produtivas”, conclui o Superintendente.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post