106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na última quinta-feira (29/06), a Lar Cooperativa realizou junto ao Lar Centro de Eventos em Medianeira (PR) o 7º Fórum LAR AGRO + Integração Pecuária. O evento, que teve como tema AVANÇANDO COM SUSTENTABILIDADE, reuniu integrados da Lar nas atividades de crechários na suinocultura, terminação na suinocultura, ovos de postura comercial, recria de postura, ovos férteis e avicultores de corte, equipe técnica, fornecedores, área de negócios Lar Credi e Lar Máquinas, palestrantes, lideranças da Cooperativa e do setor avícola, para discutir o desenvolvimento sustentável e responsável na produção de alimentos, buscando mais inovação, conhecimento e produtividade.
Durante o evento, foram discutidos diversos temas relevantes para o setor agropecuário. Os palestrantes compartilharam seus conhecimentos e experiências com os participantes:
Atualizações sobre Influenza Aviária no Brasil e no Mundo, palestrada por Sulivan Alves, Diretora Técnica da ABPA; Panorama e Tendências da Suinocultura Mundial, palestrada por José Henrique Piva, da Agroceres PIC, direcionado aos suinocultores. Estratégias de manejo para otimizar a saúde intestinal dos frangos de corte, apresentado por Jovanir Inês Muller Fernandes, da UFPR/Palotina; Cenário nacional e internacional da avicultura e suinocultura, abordado por Ricardo Santin, presidente da ABPA. Inovações tecnológicas na produção animal, palestra ministrada por Marcelo Dalmagro, Diretor de Marketing Estratégico e Tecnologia da Cargill e Cenários Agroconsult para os mercados de soja e milho – Safra 2023/2024, conduzido por André Pessôa, presidente da Agroconsult.
Durante sua participação no evento, Ricardo Santin, presidente da ABPA, trouxe um panorama nacional e internacional da avicultura e suinocultura, abordando desafios e oportunidades para os produtores. Em sua fala, Santin destacou a importância da busca por práticas consumistas no setor e destacou: “O agronegócio brasileiro tem um papel fundamental na alimentação mundial, e a qualidade dos alimentos que oferecemos ao mercado”.
O diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, destacou que o tema escolhido para o fórum está totalmente alinhado com a visão da Cooperativa. Ele observou que a Lar tem feito expressivos investimentos para fortalecer a pecuária, contando com mais de 1.700 associados integrados nesse setor. No momento, existem desafios como a ameaça da gripe aviária e a falta de remuneração adequada nos mercados, o que afeta especialmente a avicultura. No entanto, o Rodrigues acredita que, com medidas eficientes e estímulo aos associados para serem mais eficientes, a Lar Cooperativa terá um bom ano em 2023. Ele enfatizou que a pecuária tem sido uma importante fonte de emprego e distribuição de renda na região. Além disso, afirmou que a Cooperativa está presente na atividade certa, no momento certo e no país certo.
Jair Meyer, Superintendente de Suprimentos e Alimentos da Lar Cooperativa, enfatizou a importância da integração entre produtores e especialistas, destacando que eventos como o 7º Fórum LAR AGRO + Integração Pecuária são fundamentais para promover a troca de conhecimentos, incentivar a adoção de boas práticas e contribuir para uma eficiente produtividade no setor agropecuário.
O fórum também promoveu a visitação aos estandes dos parceiros e um espaço dedicado à inovação, onde startups da área de tecnologia para o agronegócio apresentaram suas soluções e contribuições para o setor.
O evento foi considerado um sucesso pelos participantes, que puderam aproveitar as palestras, interagir com os expositores e ampliar sua rede de contatos. O 7º Fórum LAR AGRO + Integração Pecuária reforçou o compromisso da Lar Cooperativa com a inovação e a sustentabilidade no campo, confiante para o desenvolvimento responsável do agronegócio brasileiro.
Um momento especial do evento foi dedicado à homenagem e reconhecimento dos melhores avicultores e suinocultores da Lar Cooperativa, assim como dos melhores assistentes técnicos. Os produtores que se destacaram ao longo de 2022 e maio de 2023 no ranking publicado nas redes sociais @laragrooficial, foram homenageados recebendo o reconhecimento por seus resultados atingidos.
Durante a cerimônia de premiação, foram anunciados os primeiros lugares em diversas categorias:
CATEGORIA MELHOR ASSISTENTE TÉCNICO – SUÍNOS
Gilson Crumenauer
CATEGORIA MELHOR ASSISTENTE TÉCNICO – AVES
Maico Albano
CATEGORIA MELHOR SUINOCULTOR – CRECHÁRIO (lotes 2022)
1º Lugar: Andrey Fernando Soethe (Santa Helena)
2º Lugar: Fabiano Renato Fontana (Medianeira)
CATEGORIA MELHOR SUINOCULTOR – TERMINAÇÃO (lotes 2021 e 2022)
1º Lugar: Alcindo Jose Roberti (Serranópolis do Iguaçu)
2º Lugar: Roberto Lira (Santa Helena)
3º Lugar: Carlos Rosenei Vicari (Santa Helena)
4º Lugar: Ivanir Maria Klein (Santa Helena)
5º Lugar: Eugenio Buehrmann (Missal)
CATEGORIA MELHOR AVICULTOR – POSTURA COMERCIAL
1º lugar na Recria (2021-2022): Rafael Michelon (Serranópolis do Iguaçu)
1º lugar Linhagem ISA BROWN (2019-2022): Michael Rosso (Santa Helena)
1º lugar Linhagem Bovans White (2019-2022): Ladir Roque Deparis (Serranópolis do Iguaçu)
CATEGORIA MELHOR AVICULTOR – OVOS FÉRTEIS (2022)
1º lugar Linhagem Cobb: Ana Zottis (Toledo)
1º lugar Linhagem Ross: Vilson Fulber (Marechal Cândido Rondon)
CATEGORIA MELHORES AVICULTORES DE CORTE
1º Lugar: Jonas Friske (Cascavel)
2º Lugar: Edson Silmann Almagro (Faxinal)
3º Lugar: Daniel Matheus Soethe (Santa Helena)
4º Lugar: Pedro Valdir Villas Boas (Londrina)
5º Lugar: Geisiel Mantoani Norbiato (Rio Bom)
6º Lugar: Helio Mitsugui Takeda (Mauá da Serra)
7º Lugar: Carlos Roberto Gomes Figueira (Leopolis)
8º Lugar: Dirceu Hoepers (Santa Terezinha de Itaipu)
9º Lugar: Ângelo Antônio Grigio (Santa Terezinha de Itaipu)
10º Lugar: Jeane Fatima Bertin (Matelândia)
Fonte: Assessoria