106,5 FM
Rádio Costa Oeste
130 dias, mais de quatro meses, 18 jogos, e três competições diferentes. Tudo isso o Coritiba deixou para trás ao bater o Goiás por 2 a 1, na última segunda-feira, e conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro.
A seca — encerrada no Serrinha — veio após a demissão de Antônio Carlos Zago e o comando do técnico interino Thiago Kosloski à frente da equipe.
Em campo, o Coxa voltou a marcar dois gols em uma partida após cinco jogos, pela segunda vez na Série A.
É uma vitória que a gente precisava muito. Já tinha alguns jogos que merecíamos um resultado melhor, mas não estava dando, faltava melhorar o mental. Hoje seguramos muito bem após sofrer o primeiro gol. — Kuscevic ao Premiere.
Com uma semana de trabalho, Kosloski desmontou o esquema com três zagueiros e escalou o time no 4-3-3, voltando a atuar com uma linha de quatro no sistema defensivo.
A escolha passou pelos treinos da semana e por uma análise feita olhando para o elenco. E ela trouxe resultado. A equipe conseguiu ser mais segura na defesa e capaz de armar ataques rápidos com a posse.
— A mudança do sistema: eu particularmente já usei os três zagueiros e posso usar lá na frente, dependendo da circunstância do jogo. A primeira coisa que fiz foi estudar o elenco do Coritiba e entender o melhor sistema para que os jogadores se adaptassem. Então, não fiz nada de mais, tentamos colocar cada atleta na melhor posição. Eles tiveram êxito — explicou Kosloski.
Na marcação, Kosloski pedia para os pontas pressionarem assim que a bola entrasse nos lados do campo, para dificultar a criação do Esmeraldino. Na área, Kuscevic e Dombroski venceram a maioria dos duelos e se destacaram nos cortes.
O lance do gol do Goiás foi um dos poucos momentos de desconcentração da equipe. Dombroski não cortou bem a bola, que ficou viva. Já Marcos Vinícius não efetuou a leitura correta na cobertura.
Mesmo após o adversário descontar, o Alviverde se manteve equilibrado e mostrou uma maior força mental para segurar o Esmeraldino.
— No segundo tempo, era natural o Goiás vir para cima. Nos empurrou para trás, mas tivemos a calma e a maturidade, mesmo sofrendo o gol, para manter o controle e a organização. A equipe voltou a ter a mentalidade e a estrutura no lugar certo — destacou o interino.
Vitória importante, mas só foi o primeiro passo
O Coritiba chegou aos sete pontos, mas segue na lanterna do Campeonato Brasileiro. A distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento, que era de oito pontos, caiu para cinco. Além disso, o Coxa segurou um adversário direto. O Goiás é o 17º e tem 11 pontos.
Pela frente, a equipe tem mais uma final. Desta vez, os comandados de Kosloski recebem o América-MG, no sábado, às 18h30, no Couto Pereira, pela 14ª rodada do Brasileiro. O time de minas é o vice-lanterna.
O primeiro passo foi dado, mas a caminhada do Coritiba é longa e cheia de desafios para o clube buscar permanecer na elite do futebol brasileiro.
Fonte: GE