106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na terça-feira, 04, no Centro de Convivência do Idoso, a XV Conferência Municipal de Assistência Social. O objetivo foi discutir sobre as políticas públicas relacionadas à Assistência Social com o tema: “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
A conferência foi convocada por decreto municipal do dia 31 de maio de 2023, com a ideia de assegurar os direitos sociais e as oportunidades de participação popular. “É fundamental os cidadãos voltarem a conversar e entender sobre Leis, direitos e deveres e essas conferências são formas que a Legislação garantiu para essas discussões e apresentação de propostas”, disse a técnica e psicóloga Simone Beatriz Ferrari, palestrante do evento.
Os desafios na área de Assistência Social são muitos. “Avançamos bastante nesse setor, no entanto, temos muito a buscar ainda”, contou a vice-presidente do Conselho Municipal, a Assistente Social Valdete de Oliveira Alencar, representante da Escola Pestalozzi e do Lar dos Idosos Dom Scalabrini, duas entidades de Assistência Social atendidas em São Miguel.
Atualmente, o município tem cerca de 100 profissionais que atendem a área social, atingindo mais de 12 mil usuários. “É a melhor e mais preparada equipe das comarcas que trabalhei”, disse o promotor de justiça da Comarca de São Miguel do Iguaçu, Pedro Pires Domingues Vanderlei. “Achei importante a participação maciça desses profissionais e da comunidade em geral nessa conferência que discutiu qual Assistência Social queremos para os próximos anos”, completou.
Para a Secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta, uma conferência que atingiu seus objetivos. “As ideias aqui apresentadas serão levadas para a conferência estadual”, informou.
O Governo Municipal tem uma atenção especial nessa área. “Realizamos melhorias e adequações nos salários dos profissionais do setor além de constante qualificação”, informou o vice-prefeito Claudio Rodrigues, que aproveitou a oportunidade para parabenizar toda equipe pelo belo trabalho que vem realizando. “Uma equipe competente que vem superando os desafios do dia a dia”, finalizou.
Inúmeras sugestões foram apresentadas na conferência municipal e que serão levadas para o encontro estadual, em data a ser definida. Na oportunidade ainda foram eleitos 06 conselheiros e suplentes que farão parte do Conselho Municipal. Serão 02 representantes da sociedade civil, 02 dos usuários e 02 dos trabalhadores do SUAS.
Na conferência estadual o município vai ser representado pela Sra. Maria Aparecida de Souza, representante dos trabalhadores do SUAS.
Fonte: Assessoria