106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na manhã desta segunda-feira (10), o Costa Oeste News realizou entrevista com os gerentes do Sicredi de São Miguel do Iguaçu, Thiago Maciel,
Gustavo Zanellato e também Thiago Back. O assunto principal foi o Plano Safra
2023/24, divulgado pelo Ministério da Agricultura.
Segundo Gustavo Zanellato, o Ministério da Agricultura
divulgou o Plano Safra no dia 27, com abertura para agricultura empresarial e
no dia 28 para agricultura familiar. “Esse ano foi diferente, a abertura
ocorreu em dois momentos, mais relacionado para agricultura empresarial e no
outro momento tratando mais da nossa agricultura familiar”, afirmou.
O governo anunciou um valor de R$441 bilhões, 27% a mais do que foi liberado no ano passado. No entanto, ainda não saíram as circulares com informações sobre como funcionará o Plano Safra.
Sobre alterações nas taxas de juros, Gustavo Zanellato respondeu que houve uma redução tanto para custeio, como investimento no Pronaf. “A taxa caiu de 6% para 5%, no Pronamp a gente conseguiu manter essa taxa, então continuou 8%. E no Moder Frota 10,5%”, esclareceu.
Um diferencial desse ano é o incentivo aos associados que usam práticas sustentáveis. “Quem produz, por exemplo, hortaliça e usa água da chuva, usa talvez uma energia renovável, com placa solar e conseguir comprovar isso no cadastro, ele vai ter uma redução na taxa de juros”, explicou Zanellato.
Sobre os recursos para o Sicredi, Thiago Maciel explicou que o Sicredi buscou um valor de R$60 bilhões para atender o produtor rural - Com esse valor nós acreditamos que a demanda ela seja suprida - afirmou.
Os associados Sicredi já podem procurar as agências para fazer o custeio. De acordo com Maciel, a Cooperativa já está com as propostas em andamento. "Esse ano até a gente começou um pouco mais cedo, justamente para não deixar o produtor sem ser atendido”, explicou.
Thiago também ressaltou a importância do planejamento financeiro da propriedade. “É importante que o produtor ele esteja atento e ele se organize desde para fazer investimento, também para controlar a questão dos custos da sua propriedade”, concluiu.
40 ANOS ALÉM DA CONTA
A Vanguarda realizará o primeiro sorteio da campanha "40 anos além da conta" na próxima semana em comemoração ao aniversário. Segundo Thiago Back, a Cooperativa lançou a campanha no dia 2 de maio e a primeira etapa já se encerrou. Agora, eles vão para a parte de premiação, que inclui televisores, iPhones e motos. "São prêmios locais mesmo", disse Thiago. A extração do número sorteado será feita pela Loteria Federal no dia 12 de julho e na próxima segunda-feira (17), os felizardos serão divulgados.
A campanha foi desenvolvida para o público associado. Quem não é associado precisa se associar à cooperativa para ter direitos e participar. "Você se associando à Cooperativa, já ganha um cupom para estar participando", disse Thiago. Depois de se associar, trabalhando com os produtos e serviços da Cooperativa, os associados geram cupons e números da sorte.
Fonte: Costa Oeste News