106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, reuniu os membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) para iniciar a elaboração do Plano Local de Segurança do Paciente, prevendo estratégias e ações de gestão de risco.
A criação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos serviços de saúde está prevista na Portaria MS/GM nº 529/2013 e na Resolução RDC nº 36 de 25 de julho de 2013. “O NSP é a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde”, explicou a enfermeira Tania Mara Mertz.
É função primordial do NSP a integração das diferentes instâncias que trabalham com riscos na instituição e a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente. “Os NSP devem ser estruturados nos serviços de saúde públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa”, completou Tania.
O município de São Miguel do Iguaçu nomeou os membros da Comissão por intermédio da Portaria 226/2023, de 11 de maio de 2023.
Fonte: Assessoria