106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os projetos de pesquisas dentro das universidades são fundamentais para o surgimento de novos produtos, principalmente os que sejam mais sustentáveis.
No Câmpus da Unioeste em Cascavel, vários são os produtos em fase de testes e pesquisas. Um dos destaques, é um adjuvante com menos impacto ambiental a base de soja.
De acordo com Regina Ubial, acadêmica de Engenharia da Energia na Agricultura da Unioeste Cascavel, com a mistura do óleo vegetal e um emulsificante mais sustentável, o resultado será um produto melhor ao meio ambiente. “Atualmente temos no mercado algumas máquinas extrusoras de soja, que após prensar o grão, geram o farelo, e o óleo. Sendo que o óleo extraído a frio, misturado a um emulsificante mais sustentável, gera esse adjuvante que estamos estudando”, diz ela.
Com um pequeno investimento em uma máquina extrusora, por exemplo, o produtor rural poderá ter em sua propriedade este produto.
Regina lembra que a sustentabilidade é importante. “O que temos atualmente no mercado, em sua maioria, são óleos minerais derivados do petróleo, nossa pesquisa é exatamente o inverso, gerando o produto a partir do óleo vegetal, tendo menos impacto ambiental e contribuindo para uma agricultura cada vez mais sustentável”, conclui ela.
Fonte: Costa Oeste News