Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu recebe equipe da ANA para discutir o I Fórum Latino-Americano de Água

Agência Nacional de Águas promove o evento, que acontecerá em novembro, na cidade de Aracaju (SE), e antecede o 10º Fórum Mundial da Água, na Indonésia, em 2024.

Itaipu recebe equipe da ANA para discutir o I Fórum Latino-Americano de Água

Nessa quinta-feira (13), o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Filipe Sampaio, esteve na Itaipu para discutir o I Fórum Latino-Americano de Água, que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro em Aracaju (SE), e o 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela ABRHidro.

Sampaio estava acompanhado dos presidentes da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Cristóvão Fernandes, e da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), Lupércio Antônio. Eles foram recebidos pelo diretor financeiro da Itaipu, André Pepitone, pelo superintendente de Gestão Ambiental, Wilson Zonin (representando o diretor de Coordenação, Carlos Carboni), e pela gerente da Divisão de Reservatório, Simone Benassi.

I Fórum Latino-Americano de Água

O Fórum ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro deste ano, na cidade de Aracaju, estado do Sergipe. Terá como objetivo fortalecer o diálogo entre os países latinos, compartilhando conhecimentos, boas práticas e buscando elaborar uma agenda em comum na gestão de recursos hídricos. O evento ocorre simultaneamente ao 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece de 19 a 24 de novembro na mesma localidade.

“Nosso objetivo é preencher um vácuo de protagonismo, de voz, que existe na América Latina na questão dos recursos hídricos, mesmo sendo uma região que abriga 33% de toda a água potável do mundo”, explicou Filipe Sampaio. “E o envolvimento da Itaipu, referência mundial no cuidado com a água, é fundamental para enfrentarmos este desafio”.

“Estes eventos contam não só com nosso apoio, mas com o nosso entusiasmo”, declarou o diretor financeiro André Pepitone.

O Fórum estará estruturado em três eixos: plataforma temática, diálogo político e fórum cidadão. Os debates acontecerão em seis grandes temas: Água e Meio Ambiente, Água e Desenvolvimento, Água e Clima, Água e Cooperação, Água e Inovação e Água e Financiamento.

“Quem sabe, a partir deste Fórum, possamos levar uma proposta integradora da América Latina para o Fórum Mundial, em 2024”, disse Simone Benassi. O 10º Fórum Mundial da Água será em Bali, na Indonésia, em maio de 2024.

“Nossos profissionais estão engajados neste trabalho”, disse o superintendente de meio ambiente da Itaipu, Wilson Zonin. “Temos muito a contribuir com o avanço do protagonismo brasileiro em temas emergentes da agenda da sustentabilidade, como o clima e a gestão das águas”.

Participação da Itaipu

A Itaipu participa e apoia os Fóruns Mundiais de Água e os Simpósios Brasileiros de Recursos Hídricos há vários anos, com a apresentação de trabalhos dos empregados das diretorias Técnica e de Coordenação. Além disso, a empresa é membro do Conselho Mundial da Água desde 2008.

Fonte: Assessoria

Autor do post