106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta quinta-feira (20), a Uopeccan inaugura a Unidade Avançada de atendimento ambulatorial em Medianeira, como forma de acolher a uma reivindicação antiga da população, especialmente dos pacientes, que passam horas em deslocamento para receber atendimento em Cascavel. O ato inaugural acontece as 10h00 desta quinta-feira (20), no auditório da prefeitura, com a presença do Governador em Exercício, Darci Piana e do Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Logo após o ato, os convidados serão direcionados para Unidade Avançada da Uopeccan, para visita e descerramento da fita inaugural. A Unidade Avançada tem 578,25m², e está localizada na Avenida Brasil, 3851, Parque Independência. “A Unidade de Medianeira é uma cobrança antiga de toda a região, porque faz com que o paciente seja atendido mais próximo do local onde ele reside e faz com que consigamos atender uma maior quantidade de pacientes, mantendo o padrão Uopeccan, porque quanto mais cedo for o diagnóstico, a chance de cura é maior”, explica o Presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan.
Nesta unidade, os pacientes terão acesso a consultas de oncologia clínica e cirúrgica, além de outras relacionadas a triagem para oncohematologia, doenças hepáticas (voltadas a triagem para transplantes de fígado), doenças hematológicas (integrada ao serviço de transplante de medula óssea), biópsias, sessões de quimioterapia ambulatorial e exames, como mamografia, análises clínicas e de imagem (por meio de parcerias locais). “No futuro, a exemplo da atual unidade instalada na cidade de Umuarama, a unidade de Medianeira poderá ser ampliada e contar com outros serviços”, diz o Diretor da Uopeccan, Luciano Maldonado Felipe.
Em Medianeira, os pacientes contarão com acompanhamento de equipe multiprofissional, composta por médicos, equipe de enfermagem e farmacêuticos especializados em oncologia, além de outros profissionais necessários para plena manutenção dos serviços que serão realizados. “Nosso objetivo principal será facilitar o acesso do paciente ao tratamento, descentralizando o atendimento de Cascavel para Medianeira e aos municípios da região, já que a população local e da região já buscam assistência no Hospital Uopeccan de Cascavel. Os munícipes e pacientes contarão com o benefício da proximidade, reduzindo o tempo e os riscos relacionados ao traslado, ampliando o acesso e conforto aos pacientes”, detalhe a Gestora de Serviços de Saúde da Uopeccan, Gladys Rodrigues.
“Medianeira contará com uma unidade com serviços ambulatoriais integrada a unidade central de Cascavel, com uma estrutura pensada para receber os pacientes locais e dos munícipios da adjacência de Medianeira, com triagem, quimioterapia, exames de mamografia, entre outros. Esperamos atender as expectativas de Medianeira e região, com um atendimento que trará comodidade e conforto, já que apenas os atendimentos mais complexos ainda precisarão se deslocar para Cascavel, em especial para casos cirúrgicos e que demandem tratamento radioterápico. Além disso, vai evitar o fluxo de ambulâncias, aumentando o conforto e a segurança dos pacientes e otimizando o uso dos recursos pelos municípios”, afirma o Presidente do Conselho Superior da Uopeccan, Ciro Kreuz.
Fluxo de atendimento
O fluxo de atendimento para pacientes via SUS será por encaminhamento via GSUS (Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS) da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
Para os exames de mamografia, não é necessário agendar previamente, sendo possível buscar diretamente a Unidade. O exame também pode ser agendado pela Secretaria de Saúde de cada município que faz parte da Regional de Saúde de referência e também por empresas, desde que a mulher tenha 40 anos ou mais e a última mamografia tenha sido realizada em um intervalo de ao menos 1 ano. Para atendimento via convênios ou de forma particular, basta procurar a unidade e agendar uma consulta. Dúvidas, agendamentos e informações podem ser solicitados pelo telefone (45) 3126-0700.
Fonte: Costa Oeste News