106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O número de furtos e roubos de celulares aumentou 34,8% em um ano no Paraná. O dado é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em média, 113 aparelhos foram furtados ou roubados por dia pelos suspeitos no estado.
Segundo o levantamento, foram 30.576 crimes em 2021 e 41.526 no ano passado, quase 11 mil a mais.
O Anuário de Segurança Pública também detalhou a estatística por tipo de ocorrência. Em 2022, foram 11.898 roubos e 29.628 furtos.
De acordo com o delegado Marcelo Renk Chagas, da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba, os suspeitos apostam na distração das pessoas para levar os aparelhos.
"É preciso cuidar e não deixar o celular na bolsa, ou no bolso de trás da calça. Às vezes, a pessoa coloca o aparelho em cima de um tablado, de uma mesa, facilitando furto ou até mesmo o roubo".
A vendedora de pipoca Bernadete Bispo de Souza Vieira, que trabalha no centro de Ibiporã, norte do Paraná, foi uma das recentes vítimas deste tipo de crime.
O suspeito se passou por cliente e aproveitou a distração da trabalhadora, que deixou o celular perto dele enquanto preparava a pipoca.
"Eu chorei pelo o que tinha lá dentro (celular). Tinha lembranças lá dentro, então é...a gente fica até atordoado. Quando pus a pipoca aqui dentro, vi que o celular não estava mais aqui".
Fonte: G1 Paraná