106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A vítima desaparecida após explosões em um silo de secagem de grãos, em Palotina, no oeste do Paraná, está soterrada embaixo de 10 toneladas de grãos de milho, segundo o major do Corpo de Bombeiros, Tiago Zajac.
"Os trabalhos no momento são referentes a retirada do volume de grãos de milho do silo 3 para que se garanta acesso até a última vítima. São aproximadamento 10 mil toneladas" , disse.
Oito pessoas morreram e onze ficaram feridas no acidente. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), 9 estão em estado grave. Em nota, a C.Vale disse que colabora com as forças de segurança.
Conforme a corporação, a retirada dos grãos está sendo de forma gradativa com auxílio de equipamentos de escoação da cooperativa. As buscas podem durar mais de 30 horas.
"A cooperativa tem equipamento para fazer o escoamento desses grãos numa média de 300 toneladas por hora. A nossa expectativa é que seja o mais rápido possível", disse.
Segundo o major, o local das buscas foi apontado pelos cães farejadores que auxiliam nas buscas.
Familiares aguardam por notícias
Amigos e familiares aguardam por notícias da única vítima desaparecida nos escombros. Trata-se de um haitiano.
"Até agora eles não sabem nada. Vou ficar esperando", disse o primo da vítima Mackenson Murat.
Força-tarefa para buscas
O Corpo de Bombeiros informou que montou uma força-tarefa para o resgate das vítimas. A corporação atuou durante toda madrugada desta quinta-feira (27) com equipe reduzida.
Todos os feridos foram encaminhados para hospitais da região.
Segundo a instituição, foram disponibilizados mais de 35 socorristas e cães de Palotina, Cascavel e Toledo, cidades do oeste do Paraná.
Na noite de quarta-feira (26), o governo estadual anunciou o envio, em dois aviões da Casa Militar, de 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação. Dois cães também seguirão nesses voos.
Polícia Civil divulgou o nome das oito vítimas
A Polícia Civil de Palotina divulgou nesta quinta-feira (27) o nome das oito pessoas que morreram após a explosão de um silo de grãos da cooperativa C.Vale. Segundo a polícia, são sete homens de origem haitiana e um brasileiro.
Confira nomes:
Michelet Louis - 41 anos (haitiano)
Jean Michee Joseph – 29 anos (haitiano)
Jena Ronald Calix – 27 anos (haitiano)
Donald ST Cyr – 24 anos (haitiano)
Wicken Celestin – 55 anos (haitiano)
Eugênio Metelus – 53 anos (haitiano)
Reginaldo Gegrard – 30 anos (haitiano)
Saulo da Rocha Batista – 53 anos (brasieliro)
Fonte: G1 Paraná