106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira, 26, o 5º encontro do programa ‘Protocolo de Atenção Básica à Saúde da Gestante’, que tem por objetivo proporcionar uma rede de atenção a todas as necessidades de saúde da mulher.
Este quinto encontro contou com a participação da fisioterapeuta Lais Amparado Ferreira de Farias, que falou sobre a preparação para o parto. “Com a gravidez acontecem algumas alterações fisiológicas na mulher e isso impacta na sua maneira de viver e requer algumas atenções. Cada momento exige alguns cuidados”, explicou.
O município de São Miguel do Iguaçu conta hoje com 202 gestantes, segundo levantamento realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde. A coordenadora e enfermeira do programa, Marizete da Silva Nunes Ortiz, disse que a experiência do programa está dentro do esperado e anunciou algumas mudanças nos próximos encontros. “Vamos nos encontrar no período da tarde e não mais pela manhã”, relatou Marizete, justificando que tal mudança visa atender um número maior de gestantes.
A gestante Adinéia Cândido de Oliveira Fontana, grávida de 07 meses do quarto filho, participou da maioria dos encontros e contou que cada gravidez é diferente e nesses encontros tem tido muitos aprendizados. “As palestras são ótimos e trocar experiências com outras mãezinhas é maravilhoso”, destacou.
Para a Secretária de Saúde Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, a intenção do programa é abranger todas as gestantes do município. “Dessa forma, vamos acompanhar de perto o desenvolvimento da gravidez para que tudo corra bem”, destacou.
O 6º encontro do grupo será no dia 30 de agosto, às 14h00, na sala ao lado da Unidade de Saúde Central.
Fonte: Assessoria