106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O principal desafio do produtor é trabalhar com a pequena margem de lucro dentro da propriedade. Um dos maiores custos está relacionado ao combustível, que em sua grande maioria é o Diesel.
O combustível representa um terço do custo de produção. Linhas de pesquisas apontam que o Biodiesel produzido à partir da soja, pode reduzir estes custos.
Para o Pesquisador da Unioeste Cascavel, Cristiano Lewandowski, se pensarmos que em nossa região a cultura da soja é muito presente, a produção de Biodiesel de soja parece ser um bom negócio. “Nós aqui do Oeste do Paraná plantamos bastante soja, pois precisamos da proteína para diversas finalidades, e dessa extração do farelo, sobra o óleo. É preciso então extrair dele o glicerol para que possamos produzir o combustível compatível, no caso o Biodiesel, oriundo da cultura que mais dominamos aqui em nossa região”, diz ele.
A maior parte do Biodiesel produzido atualmente no Brasil já é derivado de soja. “Hoje mais de 75% do Biodiesel produzido no Brasil é de soja, em todas as regiões do nosso País é dominado a tecnologia de extração do óleo de soja”, conclui Cristiano.
As pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias, com certeza auxiliam o produtor rural e colaboram para que a atividade seja cada vez mais sustentável e com maiores ganhos.
Fonte: Costa Oeste News