106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) realizaram na última sexta-feira, 28 de julho, a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (4ª CMSAN).
O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso Ilze Terezinha Piccoli Pagot, com o tema: ‘Ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar – comida de verdade, democracia e equidade’.
A 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional teve por objetivo promover debates e propor diretrizes para a Política e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), e contou com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público.
Além disso, também foram eleitos delegados para representar o município na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Os eleitos foram: Celso Japoty Alves, Ceci Lúcia da Silva Lange, Lairce Maria Rippel, Solange Hammes, Nélio Ferreira dos Santos e Claudionor Luciano Carvalho “Pretendo fazer o melhor pelo município e vamos representar São Miguel nas demais conferências levando nossas demandas e sugestões”, falou Ceci Lúcia da Silva Lange.
Foram apresentadas no evento 11 propostas, que serão levadas para a Conferência Regional que acontecerá em agosto, na cidade de Cascavel-PR. “Foram levantadas pelos participantes as vontades e propostas dessa área e fiquei satisfeito com os resultados que agora serão debatidas em Cascavel”, disse o secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre.
A representante regional de Cascavel do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN), vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Solange Pinto Soprani, contou que essa conferência foi um diagnóstico do que o município está realizando e, ao mesmo tempo, o que está precisando. “Essa conferência é realizada a cada 04 anos e no mês de dezembro vamos levar essas propostas todas para uma discussão final em Brasília”, citou.
A palestrante do evento, professora Flávia Anastacio de Paula, coordenadora da Comissão Regional de Segurança e conselheira estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, gostou da conferência municipal. “Foi muito bem organizada, a comunidade veio, percentual bom da população estava representada e boas propostas foram apresentadas”, destacou.
Os estudantes da Faculdade Uniguaçu e do Colégio Pedro Viriato Parigot de Souza também marcaram presença no evento. “Nós que estamos à frente na formação de agrônomos e veterinários precisamos participar dessas conferências para repassar a realidade nutricional do município aos estudantes”, salientou o médico veterinário da Uniguaçu, Alysson Ramalhais
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e vereador, Evandro Ghellere, lembrou que o consumidor final quer uma segurança quando compra um alimento e nessa conferência isso esteve em pauta. “Evento de suma importância porque é o momento em que a comunidade tem voz e vez”, enfatizou.
O vice-prefeito Claudio Rodrigues, lembrou que é necessário se organizar melhor porque quando se fala de alimentação escolar, por exemplo, os produtores da cidade não conseguem atender a demanda. “É preciso que nossos agricultores se organizem em cooperativas ou associações para que a prefeitura possa ter onde buscar essa produção”, disse.
O prefeito Boaventura Motta, parabenizou a equipe que organizou o evento e agradeceu a presença da comunidade nesse momento importante. “Discutir e avaliar a questão da alimentação é sempre pertinente e precisamos da participação da sociedade em geral”, finalizou.
Fonte: Assessoria