106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou cerca de 300 exames no ‘Dia D’ de prevenção às hepatites virais desenvolvido no último sábado, 29 de julho, nas Unidades Básicas de Saúde do município. O mês de julho foi dedicado para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
As hepatites A, B e C são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus, constituindo um grave problema de saúde pública no mundo. Os tipos B e C podem causar doenças graves como cirrose e câncer e todos os tipos de hepatite podem levar à morte.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mônica Luiza Saviatto Cardoso, disse que essas campanhas vêm para lembrar as pessoas de que são doenças que estão presentes no dia-a-dia e que é preciso fazer a prevenção. “Os exames são gratuitos e o resultado sai em até 10 minutos”, relatou.
O médico Wagner Veras citou que essas são doenças silenciosas e quando se manifestam a saúde já está comprometida. “Além disso, a pessoa com o vírus transmite para outros de seu contato”, lembra o médico.
O Sr. Antônio Vanderlei Stein fui fazer o exame acompanhado com sua esposa. “Vim tirar a dúvida para saber se tenho o vírus ou não. Essas campanhas são importantes para nos lembrar de que é preciso se cuidar, antes que seja tarde”, destacou.
O Sistema Único de Saúde oferece tratamento para todos os tipos de hepatites, independente do grau de lesão do fígado. “A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 15 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde”, disse a Secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti Queiroz.
Os exames de hepatite, sífilis e Aids estão disponíveis o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde.
Fonte: Assessoria