106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Vinte agentes de saúde de São Miguel do Iguaçu concluíram o curso técnico em agente comunitário de saúde e o curso técnico em vigilância em saúde com ênfase no combate às endemias. Os cursos foram oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com o Ministério da Saúde.
A formatura foi realizada no clube do vovô, na noite desta terça-feira (01), e reuniu autoridades locais, familiares e amigos dos formandos, que celebraram a conquista e o reconhecimento da profissão.
A secretária de saúde do município, Eloni Terezinha, destacou a capacitação para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade. “Esse é um momento especial para elas, isso vai acrescentar ainda mais na formação delas e no trabalho que é desempenhado no município. Elas trabalharam muita questão da humanização e sempre que você fizer um curso como numa universidade de nome que nem essa do Rio Grande do Sul, isso permite garantia de qualidade nos serviços”, disse.
O diretor de vigilância, Djonathan Adamante, explicou que o objetivo foi qualificar os agentes de saúde como técnicos, valorizando o seu papel na área da saúde. “Hoje é um momento de celebração, a gente está aqui para fazer a colação de grau das nossas agentes comunitárias de saúde, elas participaram de um curso técnico em agente comunitário de saúde. É uma proposta que o ministério da saúde trouxe juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, então elas estão hoje se formando como técnicas. Antigamente, essa função ela não era considerada um cargo da área da saúde. Então hoje a gente vem também celebrar esse momento, porque torna-se um profissional um novo profissional inserido dentro da área da saúde como técnico. Isso vai trazer muito conhecimento para elas, vai trazer mais embasamento, com que elas possam levar para os munícipes muito mais informações na área da saúde”, afirmou.
Os cursos foram realizados na modalidade semipresencial, com encontros presenciais e atividades online. Os formandos receberam os diplomas durante a cerimônia.
Fonte: Costa Oeste News