106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Um grupo de 170 paranaenses precisou deixar o encontro global de escoteiros na Coreia do Sul diante da aproximação de um tufão. De acordo com a organização, a evacuação do acampamento é preventiva.
Cerca de 42 mil pessoas participam do evento em Saemangeum, na costa oeste do país. A 25ª edição do Jamboree Mundial reúne escoteiros de vários países.
O tufão Khanun está previsto para atingir a Coreia do Sul na próxima quinta-feira (10) e, por precaução, os participantes deverão ir para a capital Seoul, onde ficarão abrigados em escolas, ginásios e bases militares.
O vice-presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Irineu Resende, informou que o governo coreano está auxiliando os grupos.
"Não é certo ainda que esse ciclone venha para cá, mas a Coreia tem todo um protocolo para situações como esta", disse.
A região é muito quente e, de acordo com Irineu, os escoteiros estão recebendo apoio de médicos e enfermeiros, além de água e até picolés.
Apesar do imprevisto, Irineu relata que a situação é tranquila.
"Nós gostaríamos de tranquilizar todas as pessoas, pois está tudo certo. É uma medida preventiva e é muito importante dizer que ninguém vai precisar sair da Coreia rapidamente."
A União dos Escoteiros do Brasil informou que continua em comunicação direta com os familiares no Brasil, mantendo os responsáveis atualizados sobre o andamento do evento e disponibilizando canais de contato para atendimento.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, tufão é o nome atribuído a um ciclone tropical com ventos de 118 quilômetros por hora e que costuma acontecer no oeste do Oceano Pacífico Norte.
Quando ocorre, por exemplo, no leste do Pacífico Norte e no Oceano Atlântico, recebe o nome de furacão. Quando ocorre no Oceano Índico, é chamado de ciclone.
O que diz a Embaixada do Brasil
Em nota, a Embaixada do Brasil informou que se reuniu com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Coreia e que o governo sul-coreano confirmou a evacuação dos escoteiros por conta da passagem prevista do tufão.
Segundo a nota, os organizadores do evento disponibilizarão mil ônibus para o transporte dos participantes e que o brasileiros devem se deslocar na terça-feira (8), a partir das 9h.
"A Embaixada solicitou receber informações precisas sobre onde o contingente brasileiro estará hospedado, de preferência antes do início da evacuação. Sublinhou ser fundamental sua realocação em local seguro, com acesso a alimentação e facilidades de hospedagem e sanitárias adequadas, e que canais de atenção médica e de comunicação sejam mantidos abertos a todo o momento", diz a nota.
A embaixada informou que o o setor Consular pode ser contatado pelo e-mail consular.seul@itamaraty.gov.br.
O evento
Segundo o grupo Escoteiros do Brasil, o Jamboree Mundial é um acampamento do Movimento Escoteiro e acontece a cada quatro anos, sempre em um país diferente.
Os jovens participam de atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros de todo o mundo, onde cozinham, montam o próprio acampamento, fazem atividades de lazer, cultura, espiritualidade, entre outras.
As atividades são orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
Fonte: G1 Paraná