Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Aproximação de tufão obriga paranaenses a deixarem encontro global de escoteiros na Coreia do Sul

Cerca de 42 mil pessoas participam do 25º Jamboree Mundial, em Saemangeum. Evacuação é preventiva e grupos irão para a capital Seoul.

Aproximação de tufão obriga paranaenses a deixarem encontro global de escoteiros na Coreia do Sul

Um grupo de 170 paranaenses precisou deixar o encontro global de escoteiros na Coreia do Sul diante da aproximação de um tufão. De acordo com a organização, a evacuação do acampamento é preventiva.

Cerca de 42 mil pessoas participam do evento em Saemangeum, na costa oeste do país. A 25ª edição do Jamboree Mundial reúne escoteiros de vários países.

O tufão Khanun está previsto para atingir a Coreia do Sul na próxima quinta-feira (10) e, por precaução, os participantes deverão ir para a capital Seoul, onde ficarão abrigados em escolas, ginásios e bases militares.

O vice-presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Irineu Resende, informou que o governo coreano está auxiliando os grupos.

"Não é certo ainda que esse ciclone venha para cá, mas a Coreia tem todo um protocolo para situações como esta", disse.

A região é muito quente e, de acordo com Irineu, os escoteiros estão recebendo apoio de médicos e enfermeiros, além de água e até picolés.

Apesar do imprevisto, Irineu relata que a situação é tranquila.

"Nós gostaríamos de tranquilizar todas as pessoas, pois está tudo certo. É uma medida preventiva e é muito importante dizer que ninguém vai precisar sair da Coreia rapidamente."

A União dos Escoteiros do Brasil informou que continua em comunicação direta com os familiares no Brasil, mantendo os responsáveis atualizados sobre o andamento do evento e disponibilizando canais de contato para atendimento.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, tufão é o nome atribuído a um ciclone tropical com ventos de 118 quilômetros por hora e que costuma acontecer no oeste do Oceano Pacífico Norte.

Quando ocorre, por exemplo, no leste do Pacífico Norte e no Oceano Atlântico, recebe o nome de furacão. Quando ocorre no Oceano Índico, é chamado de ciclone.

O que diz a Embaixada do Brasil

Em nota, a Embaixada do Brasil informou que se reuniu com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Coreia e que o governo sul-coreano confirmou a evacuação dos escoteiros por conta da passagem prevista do tufão.

Segundo a nota, os organizadores do evento disponibilizarão mil ônibus para o transporte dos participantes e que o brasileiros devem se deslocar na terça-feira (8), a partir das 9h.

"A Embaixada solicitou receber informações precisas sobre onde o contingente brasileiro estará hospedado, de preferência antes do início da evacuação. Sublinhou ser fundamental sua realocação em local seguro, com acesso a alimentação e facilidades de hospedagem e sanitárias adequadas, e que canais de atenção médica e de comunicação sejam mantidos abertos a todo o momento", diz a nota.

A embaixada informou que o o setor Consular pode ser contatado pelo e-mail consular.seul@itamaraty.gov.br.

O evento

Segundo o grupo Escoteiros do Brasil, o Jamboree Mundial é um acampamento do Movimento Escoteiro e acontece a cada quatro anos, sempre em um país diferente.

Os jovens participam de atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros de todo o mundo, onde cozinham, montam o próprio acampamento, fazem atividades de lazer, cultura, espiritualidade, entre outras.

As atividades são orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Fonte: G1 Paraná

Autor do post