106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O ano epidemiológico da dengue terminou no último dia 31 de julho e o município de São Miguel do Iguaçu apresentou números alarmantes, com o registro de 4.238 notificações e 1.669 casos positivos, o maior da história. Foram confirmados ainda 41 casos de chikungunya, doença transmitida pelo mesmo vetor, o Aedes Aegypti.
O número é expressivo e só não foi maior devido a ações do Governo Municipal, por intermédio das Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, que realizaram, entre outras ações, mutirões de limpeza, aplicação do famuacê com bombas costais e veículo, intensificação de visita dos Agentes de Combate a Endemias e a realização do projeto ‘Dengue, na minha casa você não tem vez!’, desenvolvido em parceria com a Associação de Senhoras dos Rotarianos (ASR) nas escolas municipais.
Com o objetivo de não repetir esses números, o Comitê Intersetorial para Controle da Dengue se reuniu no último dia 04 de agosto para tomar medidas urgentes. A primeira grande ação a ser desenvolvida será a realização do ‘Túnel da Dengue’, a partir do dia 18 de setembro.
Ele será montado na área externa da prefeitura, com cerca de 20 metros de cumprimento, e vai explicar de forma lúdica os ambientes de proliferação do mosquito e o ciclo da doença.
O projeto visa conscientizar e motivar a comunidade escolar para intervir na manutenção da saúde e do meio ambiente, demonstrando a importância da prevenção e combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti no ambiente escolar e comunitário.
Outra atração do projeto é que enquanto os alunos estiverem aguardando a vez de entrar no túnel poderão participar de oficinas de desenhos, pintura e montagem de armadilhas do mosquito. “Os alunos do 3º ano que visitarem o túnel estarão concorrendo ao sorteio para as visitas domiciliares, que serão realizadas pela equipe de Agentes de Combate a Endemias” disse o diretor da Vigilância Sanitária e da Atenção Básica em Saúde, Djonathan Adamante.
O objetivo das visitas domiciliares é a verificação, e posterior constatação, que o imóvel esteja livre de criadouros do mosquito. “Se o imóvel se encontrar em condições ideais, o aluno sorteado terá direito a kit de uniformes e materiais escolares, caso contrário será realizado novo sorteio. As visitas serão realizadas sem data e horários previamente agendados pela equipe de endemias”, completou Adamante. Os professores que trabalharam durante o ano conteúdos com a temática relacionada à dengue também serão premiados.
O evento vai ter a colaboração de parceiros como a Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) que vai fornecer os kits de material escolar, conforme lista a ser fornecida pela Secretaria Municipal de Educação. Além da ASR, as cooperativas e instituições financeiras também vão estar envolvidas.
O diretor da Vigilância Sanitária e da Atenção Básica em Saúde informou ainda que essa atividade do ‘Túnel da Dengue’ vai atingir os estudantes, que são multiplicadores das ações, e a comunidade em geral. “Palestras e oficinas vão complementar a ação”, citou.
Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mônica Luiza Saviatto Cardoso, o alerta contra a dengue deve ser constante. “Procure a Unidade Básica de Saúde aos sintomas da dengue como febre alta acima de 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo”, explicou.
A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, citou que esse projeto vai mobilizar todo o município. “Precisamos agir de todas as formas e maneiras para diminuir o número de casos dessa doença em São Miguel”, finalizou.
Fonte: Assessoria