106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O sistema de detecção de plantas daninhas e PLH (Pulverização Localizada de Herbicida) é tema de estudo pela Unioeste Cascavel, tendo como uma das principais vantagens ao produtor rural, a não necessidade de adquirir equipamentos novos, ou seja, podendo utilizar os equipamentos atuais, desde que tenham GPS e o sistema necessário.
Para o acadêmico de Doutorado da Unioeste Cascavel, Felipe Nobre, isso deverá auxiliar o produtor na resolução de um dos principais problemas. “Com este sistema, nós identificamos as plantas daninhas individualmente, deixamos uma margem de segurança e geramos um mapa de aplicação, sendo este mapa instalado na máquina do produtor, podendo ser drone, auto propelido ou pulverizador de arrasto. Essa tecnologia não requer a aquisição de novos equipamentos ou mão de obra especializada. Com certeza isso auxiliará o produtor no principal problema que é o controle de plantas daninhas”, fala Felipe.
Na prática, todo esse estudo da universidade pode gerar uma economia de 80%, além de diminuir o trabalho e contribuir com o meio ambiente. “A gente tem resultados práticos de economia acima de 80%. Não é só economia financeira, é também o alimento mais limpo. Muitas vezes o produtor fica na dúvida se a lavoura precisa ou não da aplicação, e assim resolvemos com a aplicação somente onde é necessário. Isso é bom para o produtor e é bom para o meio ambiente”, conclui o Doutorando.
Fonte: Costa Oeste News