106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Hospital Madre de Dio (HMD), localizado em São Miguel do Iguaçu (PR), está passando por uma mudança na administração. Os proprietários do hospital, os médicos Wagner Mattos, Davi Mattos e Luiz Mattos, decidiram profissionalizar a gestão e constituir o Instituto Madre de Dio, uma organização social que arrendou o hospital e assumiu o controle.
Segundo Wagner Mattos, idealizador do HMD, o objetivo da transição é que o hospital possa ter todos os contratos e credenciamentos necessários para atender a toda população local e regional, principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Ele foi criado para atender principalmente o sistema único de saúde, essa nova gestão, esses novos administradores, agora através do Instituto, eles estão conquistando esse espaço junto ao governo federal e o mais breve possível, isso estará acontecendo”, afirmou.
Wagner Mattos disse ainda que ele e a esposa se aposentaram e estão mudando para o exterior, deixando o destino do hospital nas mãos da nova administração. “Eu particularmente, que fui um dos idealizadores, e que construímos o Madre de Dio, estamos definitivamente nos afastando. Agora cabe a essa nova administração darem o destino que sempre foi a nossa idealização com relação ao Madre de Dio, e de vir a se tornar um hospital regional”, declarou.
O presidente do Instituto Madre de Dio é o médico André Saliba, que tem mais de 20 anos de experiência em gestão pública e empresarial. Ele contou que foi procurado pelo Doutor Wagner e pelo filho (Dr David Mattos) ano passado, que explicaram-lhe sobre o hospital e perguntaram se havia interesse em arrendá-lo. “Eu vim em São Miguel, olhamos o hospital, fizemos um estudo de viabilidade, vimos um potencial muito bom aqui na cidade e em toda região, junto ao estado e com o Instituto, que é uma organização, a gente acabou assumindo agora esse pleito, para que até então o hospital seja referência”, disse.
Saliba afirmou que o Instituto já tem uma parceria com o Estado e com o Governo Federal para trabalhar em todas as áreas que sejam na média e alta complexidade, para desafogar os grandes centros, e também, ser referência em alguma patologia clínica e cirúrgica. “Então, é um desafio para todos nós, o Instituto vem para somar junto com todas as prefeituras, os municípios da região, dos estados vizinhos. E me coloco à disposição, o hospital para que nós possamos todos juntos fazer acontecer”, afirmou.
O diretor executivo do hospital é Rafael Cassiano, que também tem mais de 20 anos na área da saúde, sempre na área de gestão. Ele disse que está assumindo a função com a oportunidade de desenvolver esse trabalho na região. “Eu pretendo trazer um pouco da minha experiência para desenvolver esse trabalho aqui na região. A gente tem o objetivo de fazer um trabalho de captação, de reestruturação do hospital em termos de organização mesmo administrativa, de gestão, de crescimento. A gente tá negociando alguns contratos, e a gente pretende ir no decorrer de um curto prazo de tempo, conseguir trazer todo um serviço vinculado junto à região, junto aos municípios, junto ao próprio estado, junto ao poder privado também”, explicou.
Fonte: Costa Oeste News