106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Costa Oeste News realizou uma entrevista, na manhã desta terça-feira (15), com os representantes do Procon em São Miguel do Iguaçu, Adriana Moretto e Flávio Maia. Eles falaram sobre os principais focos de atuação do órgão de defesa do consumidor na cidade e alertaram para os golpes que estão sendo aplicados contra aposentados, pensionistas e funcionários públicos.
Segundo eles, muitas empresas fantasmas estão se aproveitando da situação dessas pessoas que precisam de dinheiro e oferecem serviços de empréstimo consignado e seguro por telefone, WhatsApp ou e-mail. Essas empresas usam dados pessoais dos clientes para fazer descontos indevidos em seus benefícios ou salários.
“Nós orientamos muito, principalmente aposentados, pensionistas, funcionários públicos também, é porque tá tendo muito golpe, muita gente se aproveitando dessa situação. A pessoa se aposentou, automaticamente essas empresas que são fantasmas, já vem em cima desse aposentado para poder tirar uma vantagem”, disse Adriana.
Ela explicou que o modus operandi desses criminosos é enviar mensagens ou ligar para as vítimas oferecendo crédito fácil e rápido, sem consulta ao SPC ou Serasa, e pedir que elas enviem documentos, fotos ou assinem contratos online. Depois, elas descobrem que foram enganadas e que tiveram descontos não autorizados em benefícios ou salários.
“Eles não têm dó, nem piedade, eles têm que atingir meta, então eles vão tirar o pouco que o aposentado tem e por isso que é o nosso alerta. Justamente sobre isso, recebeu ligação, recebeu o WhatsApp, não faça selfie, não envie imagens, tudo é suspeito. Se precisa de empréstimo, vá até uma agência física aqui em São Miguel”, orientou Adriana.
Ela também esclareceu que o INSS não entra em contato por aplicativo de mensagens, SMS, WhatsApp, ligação ou e-mail para oferecer serviços de empréstimo consignado ou seguro. Caso o cliente receba esse tipo de oferta, deve desconfiar e denunciar ao Procon ou à polícia.
“O INSS não entra. Se precisa, talvez até fazer um bloqueio porque tem essa opção, quando você não quer receber desconto de seguro. Veja bem, já vou puxar para o lado que aconteceu semana passada, no caso é um senhor aposentado. Estava tendo três descontos no salário dele. Ele estava preocupado, eu não contratei nada. Fomos ver eram três seguros. Entramos em contato com essas seguradoras e duas conseguimos cancelar rapidamente e já ter a devolução para ele dessas parcelas que foram descontadas. Então assim… ele pode ir até o INSS e pedir bloqueio descontos. Mas precisa? Vai até a agência, vai até o INSS”, afirmou Adriana.
Moretto acrescentou que os golpes não atingem apenas as pessoas mais vulneráveis, mas também as mais esclarecidas. Ela citou exemplos de golpes envolvendo vendas de carro, fraldas e panelas pela internet.
“Tem diversas modalidades de golpe. Em vendas de carro tá muito com muita frequência. Fraldas, panelas… Eu mesmo antigamente já caí em golpe. Sabe aquela mãe desesperada que quer comprar fralda barata? Mas isso foi oferta que apareceu no Facebook. Quando você quer entrar num site que você conhece, vai direto ao site. Não clique em links do Facebook porque eles usam a logo. Eles têm montagem certinha e parece que você tá entrando naquele site real e não! É um site fantasma. E no site dá para ver se o site é aprovado para vendas ou não”, alertou Adriana.
Flávio recomendou que os consumidores sempre pesquisem a reputação das empresas antes de fazer qualquer compra ou contratação pela internet. Além disso, ele disse que o Procon está à disposição para orientar e auxiliar os consumidores que se sentirem lesados ou enganados.
“A gente pede para que o consumidor sempre pesquise antes de comprar. Veja se a empresa tem CNPJ, endereço físico, telefone, e-mail. Veja se tem reclamações no Reclame Aqui, no Procon. E se tiver algum problema, procure o Procon. Nós estamos aqui para ajudar, para orientar, para tentar resolver da melhor forma possível”, disse Flávio.
O Procon de São Miguel do Iguaçu fica na Rua Vânio Ghellere, nº 64, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h00 às 17h00. O telefone é (45) 3565-8138.
Fonte: Costa Oeste News