Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu, Governo Federal e Caixa Econômica lançam programa “Itaipu Mais que Energia”, em Foz do Iguaçu

O evento será nesta sexta-feira (18), no Hotel Rafain Expocenter, a partir das 14h. Foram convidados os prefeitos dos 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.

  • 17/08/2023
  • Foto(s): Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
  • Região
Itaipu, Governo Federal e Caixa Econômica lançam programa “Itaipu Mais que Energia”, em Foz do Iguaçu

A Itaipu Binacional, em parceria com o Governo Federal e Caixa Econômica, lança oficialmente, na nesta sexta-feira (18), o programa “Itaipu Mais que Energia”, que consolida a ampliação da área de abrangência da usina. A partir do lançamento, os trabalhos socioambientais passarão de 54 municípios para 434, somando todos os 399 do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.

A cerimônia acontecerá no Hotel Rafain Expocenter, a partir das 14h, e contará com a presença do ministro de Estado das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim, do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, do diretor-geral paraguaio, Justo Aricio Zacarias, além de demais autoridades federais e estaduais.

Durante o evento, a diretoria da Itaipu Binacional vai assinar uma Ordem de Serviço com a Caixa Econômica Federal para estabelecer um convênio que tornará mais simples e transparente o repasse dos investimentos para as prefeituras e instituições. Na ocasião, será apresentada a logomarca do programa.

Foram convidados os prefeitos dos 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul. Ao todo, os 434 municípios fazem parte da nova área de abrangência das ações socioambientais da Itaipu na educação ambiental, desenvolvimento rural sustentável e gestão por bacias hidrográficas.

O programa “Itaipu mais que Energia” está alinhado com a missão, visão e objetivos estratégicos da Binacional, especialmente os objetivos estratégicos 3, 6 e 7, que tratam do desenvolvimento territorial sustentável e da segurança hídrica, incluindo a pesquisa e a inovação em áreas de interesse como o turismo e as energias renováveis.

Segundo o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, “a grandeza de Itaipu oferece inúmeras possibilidades de contribuir com o desenvolvimento social e sustentável de seu território de atuação. As possibilidades de parceria são diversas e acreditamos na importância de retornar à sociedade uma parte de nossos investimentos, especialmente para setores de vulnerabilidade social”.

A expansão da área de influência da usina está diretamente relacionada à vida útil do lago de Itaipu. Por meio de análises técnicas, a atual gestão da Itaipu percebeu que diversas bacias hidrográficas do território paranaense e do sul-mato-grossense têm impacto sobre o assoreamento dos afluentes ao Rio Paraná e, consequentemente, sobre o reservatório, por isso decidiu-se ampliar a área.

Isso porque, ao longo de sua história, a empresa enfrentou diversos desafios na área do planejamento territorial. Problemas como poluição das águas e assoreamento dos rios e do reservatório, ocasionados pelo uso e ocupação desordenados do solo, foram objeto de ações realizadas pela Itaipu em diferentes áreas de abrangência territorial, sempre priorizando projetos que visavam minimizar o aporte de sedimentos e, consequentemente, contribuir para o aumento da vida útil da usina, garantindo assim a segurança hídrica e a manutenção da produção de energia.

Inicialmente, os trabalhos alcançavam os 16 municípios lindeiros ao reservatório da Itaipu no estado do Paraná. Com a mudança da missão empresarial em 2003, esse número passou para 29 municípios, incorporando os preceitos de planejamento por bacia hidrográfica, com a participação da comunidade. Em 2018, houve a expansão da área de atuação para a região oeste paranaense e regiões do Mato Grosso do Sul, atuando no que se denomina “área de contribuição hídrica incremental ao Reservatório”.

No ano em que a Itaipu comemora 50 anos, a atual gestão, reconhecendo a necessidade de uma abordagem mais holística e humanista de planejamento territorial, decidiu pela expansão de sua área de atuação, integrando ações de responsabilidade social e ambiental para todo o Estado do Paraná e também para as regiões noroeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul, com a finalidade de beneficiar mais de 11 milhões de pessoas em aproximadamente 200.000 km², fortalecendo, assim, sua contribuição em relação às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A ampliação territorial está respaldada no item 5.4 do Plano Diretor de Gestão Ambiental da Entidade, que estabelece as Áreas de Interesse Empresarial.

Fonte: Assessoria

Autor do post