106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Costa Oeste News realizou uma entrevista com Sara Moraes, coordenadora técnica da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (ADETUR), que veio trazer novidades sobre o projeto Caminhos do Iguaçu, uma iniciativa que pretende fomentar o turismo na região oeste do Paraná, através da criação de trilhas e roteiros que valorizam as belezas naturais, culturais e gastronômicas dos 19 municípios que compõem a área de atuação da agência.
Sara explicou como está o andamento do projeto, que começou há dois anos, sem recursos financeiros, mas com muita vontade de fazer as coisas acontecerem. “Com a retomada das atividades pós pandemia, o turismo está entre uma das atividades que mais tem se recuperado e que mais tem crescido. A gente pode falar isso com dados concretos, até pelo número de visitantes que têm visitado Foz do Iguaçu, que é a nossa maior referência, mas também a nossa região, como os empreendimentos estão recebendo pessoas da região do nosso entorno e também de fora. Então a ADETUR vem desenvolvendo trabalhos ao longo de 10 anos e agora nos últimos dois anos tem desenvolvido um trabalho muito importante na região e a gente acha que o momento é agora”, disse.
O projeto Caminhos do Iguaçu é baseado na metodologia de trilhas da Rede Brasileira de Trilhas, que orienta como conduzir e construir roteiros que passam priorizando as áreas rurais, os caminhos em meio à natureza e também pelos principais atrativos que têm na região, onde há pontos de apoio, como hospedagem, alimentação e entretenimento. “Esse produto, esse roteiro que nós estamos criando, vai interligar todos os municípios da nossa região, contemplando 19 municípios. Ele tem esse objetivo de promover a economia da nossa região, através da atividade turística”, afirmou Sara.
A coordenadora técnica da ADETUR também avaliou o potencial turístico da região, que poderia ser a segunda atividade econômica depois do agronegócio. “A cadeia produtiva do turismo é imensa. A gente fala muito que o potencial que o turismo tem na nossa região poderia ser a segunda atividade econômica depois do agronegócio”, destacou.
Sara ainda comentou sobre a receptividade dos representantes das gestões dos municípios envolvidos no projeto, que fazem parte da ADETUR. “A ADETUR acaba criando uma credibilidade e também confiança dos municípios da região. Nós idealizamos o projeto interligando todos os municípios beneficiando todos, não deixando nenhum de fora. Propomos o projeto para os municípios da região que fazem parte da ADETUR, porque quem faz parte são os municípios, as prefeituras, os empreendimentos ligados ao turismo. A gente precisava do apoio de todos esses envolvidos para que o projeto realmente acontecesse, porque a gente começou o projeto sem recurso financeiro. A gente começou com vontade de fazer as coisas acontecer e a nossa proposta foi o seguinte: nós temos uma ideia assim, vocês nos ajudam a desenvolver? Cada um vai ter que colocar a mão na massa. Por isso que eu falo que é um trabalho colaborativo”, concluiu.
Fonte: Costa Oeste News