106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O mercado de biológicos está em constante crescimento no Brasil. Segundo projeções de especialistas, em 20 anos o cenário deverá ser exatamente o inverso do que temos hoje, onde a maior parte dos produtos a serem utilizados nos sistemas deverão ser biológicos.
Para o Professor e Fitopatologista da UTFPR, Sérgio Mazaro, a utilização de biológicos é algo certo. “Criamos uma frase: Biológicos, quem não usou, vai usar. Justamente por acreditar que é um caminho sem volta e que gera muitos benefícios. Hoje utilizamos 85% de químicos e 15% de biológicos, temos uma expectativa para que em 20 anos este cenário se inverta. Os químicos não vão deixar de serem utilizados, mas os biológicos vão vir com força total”, diz Sérgio.
Vale ressaltar que os biológicos não vêm para substituir os químicos e sim para somar, atuando nas lacunas que atualmente estão falhas e tendo a missão de contribuir para uma produção cada vez mais sustentável. “Realmente estão surgindo novos produtos, com mais efetividade, mais bem posicionados e cada vez mais o produtor terá entendimento dessa ferramenta. Por enquanto, eles não vêm para substituir os químicos e sim para somar, principalmente atuando em algumas lacunas que estão falhas, ou seja, problemas que não existiam e começaram a aparecer, como por exemplo, fungos de solo e nematoides. Com essa evolução e surgimento de novos produtos, vamos trabalhar com baixos níveis de agentes patogênicos, altas produtividades e com mais segurança produtiva.
Fonte: Costa Oeste News