106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A CRESOL Conexão realizou na tarde desta terça (22) uma visita ao cooperado Airton Carvalho. A visita se dá logo após a agroindústria Queijaria Carvalho receber prêmio em concurso estadual de queijos.
A agroindústria Queijaria Carvalho, localizada na Comunidade de Nova Roma, no interior de São Miguel do Iguaçu, conquistou medalhas de prata e de bronze na primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná, que premia os melhores produtos produzidos no estado.
Segundo Airton, a fábrica processa 1 mil litros de leite por dia, o que equivale a 120 kg de queijo por dia. Toda essa produtividade só foi possível ao pioneirismo do patriarca da família, Celso Carvalho, que em 2002 começou a trabalhar com vacas de leite. Em 2009, a esposa de Airton, Rosangela Carvalho, iniciou a produção de queijos, mas não tinha a pretensão do reconhecimento recente.
“Até esses dias a gente estava ainda assimilando essa conquista. A gente de certa forma ficou surpreso sendo premiado com três queijos e para nós agora nos deu assim firmeza na forma de explorar o mercado, de trabalhar a venda desses queijos e também tecnicamente na qualidade e na forma de fabricação. O primo Parma hoje ele se coloca como o queijo principal na nossa queijaria, já tem em torno de cinco anos que nós fazemos e comercializamos, mas agora vamos trabalhar ele de uma forma mais firme”, disse Airton.
O cooperado está motivado e com o apoio da Cresol, está almejando chegar mais longe.
“Nós temos planejamentos de longo prazo bem claros. Hoje com a estabilidade da queijaria, nós sabemos onde queremos chegar e nós precisamos de parceiros fortes, parceiros que também compreendam desde a nossa história. Já tem sete anos que nós recebemos a visita do Adenilson (presidente da Cresol) pela primeira vez. O pai sempre foi assim muito incentivador, então chegou de Santa Catarina em 69 em Santa Terezinha, nessa época eu era adolescente daí ajudava a mãe a tirar leite e ela fazia os queijos e o pai levava para as cidades. Então, a Cresol ouviu a nossa história e nos valorizou”, afirmou Airton.
Representando a Cresol Conexão, a gerente Joyce Wagner se emocionou ao ouvir a história de sucesso e resiliência.
“Então a gente veio hoje na casa dos Carvalhos para a gente falar sobre o queijo deles que ganhou a premiação, depois de tantos anos de trabalho árduo e esperança. Realmente me emociona. É com muito prazer e com muita alegria que a cooperativa vem hoje visitar o seu Carvalho aqui para a gente falar mais sobre o produto dele, para valorizar o que eles têm aqui, a esperança depositada no trabalho, o suor de uma família inteira, depois de tantos anos. Então é gratificante ver que sim a gente pode ajudar de alguma forma essa família e de que a gente pode ajudar o nosso município e que o cooperativismo tem isso nas suas veias, que a gente traz para cá faz toda a diferença, acredita no sonho do nosso cooperado e está junto”, declarou Joyce.
Fonte: Costa Oeste News