106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na última década, foi possível registrar um aumento na produção de alimentos orgânicos no Brasil em aproximadamente 4 vezes mais. A agricultura orgânica se trata de um sistema de produção de alimentos, que foca em práticas mais ecológicas garantindo produtos de qualidade com redução dos impactos ambientais.
Segundo dados da AAO (Associação de Agricultura Orgânica), na última década foi registrado um grande aumento na produção de alimentos orgânicos, chegando a totalizar 20 mil agricultores familiares certificados no Brasil, de uma maneira ampla e distribuída em praticamente todas as regiões do país.
Hoje o Paraná tem se destacado por ser um dos estados com o maior número de produtores orgânicos do Brasil, totalizando 3.773 produtores certificados, segundo dados do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO).
Esse sistema de cultivo se tornou uma realidade para muitas pessoas, e em crescente demanda. As produções orgânicas possibilitam redução dos impactos ao solo e demais recursos naturais tornando a atividade sustentável.
As principais vantagens desse método são:
Conservação do solo;
Preservação dos recursos naturais; Aumento da fertilidade do solo; Equilíbrio ambiental;
Conservação do meio ambiente; Sustentabilidade ecológica; Utilização de energia renováveis.
Atualmente o Brasil é o 4º país que mais consome alimentos orgânicos no mundo e com o passar do tempo, o sistema de produção vem se modificando, totalizando por ano aproximadamente US$95 bilhões. Com tanta evolução, o interesse e a demanda desses produtos aumentaram, portanto, muitos produtores vêm buscando aprimorar as técnicas para melhorar o cultivo, para que seja possível suprir essa nova realidade.
A partir da agricultura, diversos negócios e empresas se expandem. Os restaurantes e comércios de alimentação, por exemplo, vêm se adaptando à exigência dos novos consumidores. Vale ressaltar que hoje, muitos estabelecimentos preferem produzir os próprios temperos, verduras e ervas para o uso de seus colaboradores ou até mesmo para atender seus clientes.
Frente a isso, a Faculdade UNIGUAÇU está sempre atenta às novas tecnologias proporcionando sempre o melhor para os seus acadêmicos. Além das visitas técnicas que são realizadas durante o curso de Agronomia, os acadêmicos possuem uma área experimental de 47000 m² ao lado da sala de aula para colocarem todo o conhecimento e experimentos em prática. Saiba mais em: uniguacu.com.br
Fonte: Assessoria