106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Costa Oeste News realizou entrevista com Francisco Carlos, coordenador da Escola de Pais, e Moacir Leite, presidente do Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu. Eles falaram sobre o método ciclo da Escola de Pais, a rede de proteção de crianças e adolescentes e os objetivos da parceria entre as duas instituições.
Francisco explicou que a Escola de Pais tem uma parceria com o Conselho Tutelar, que já vem desde um pouco antes da pandemia, e que vem se aperfeiçoando e se reforçando. “Amanhã (29) nós vamos fazer um ciclo para um público diferente, e então nós vamos trabalhar com os profissionais da rede de proteção do município. É um esforço com esses profissionais que lidam diretamente com as crianças e adolescentes, para ter uma visão diferente do que é educação e justamente debater com eles os desafios, as dificuldades, trocar experiências e é um caminho de mão dupla”, disse.
Moacir Leite esclareceu o que é a rede de proteção e qual o papel do Conselho Tutelar. “A Escola de Pais faz um trabalho excelente com a rede de proteção, provocada pelo Conselho Tutelar, mas não só o Conselho também os outros equipamentos e órgãos que atuam na rede, na proteção de crianças, atuam trabalhando com as famílias em si. Isso é de uma importância muito grande, até nos outros ciclos que aconteceram, nós já tivemos situações que os professores, os diretores de escola incentivaram os professores a participarem, geralmente acontece numa escola. Esse foi pensado justamente para que nós que estamos aí, que somos atores dessa rede… quando nós falamos em rede, é até pouco tempo a gente estava não quem tem que atuar nas dificuldades é a assistência social, que ficava Conselho Tutelar, Creas, Cras os programas e os projetos que atuavam. Mas aos poucos todos os atores estão entendendo isso. Claro que a constituição ela responsabiliza toda a sociedade, a família, para atuar na proteção de crianças e adolescentes”, afirmou.
O objetivo da parceria entre a Escola de Pais e o Conselho Tutelar é sempre ser útil, traba-lhar o melhor possível para que as famílias vivam em harmonia. “Os pais consigam colocar esse limite e entendendo de que forma fazer. Não adianta a gente ter aquela ideia: a forma que os meus pais aplicaram a educação para mim e eu até e de certa forma apliquei aos meus filhos e hoje tem que ser diferente. Dá para ser diferente e isso a gente tem que pro-curar ajuda, procurar conhecimento, discutir”, disse Moacir.
Francisco informou quais são os próximos passos que estão sendo dados através da Escola de Pais. “A gente vai começar esse amanhã (29) e logo em seguida já estamos organizando um que vai ser aberto à comunidade, vai ser aberta aos pais dos alunos da rede escolar. Inclusive quem tiver interesse em participar já pode procurar a escola do seu filho e mani-festar essa vontade, que eles irão nos procurar. Então a gente pretende fazer dois encon-tros simultâneos para reforçar esse trabalho e o objetivo é melhorar nossa sociedade”, concluiu.
Fonte: Costa Oeste News