Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná e Espírito Santo firmam acordo para trocar experiências na área de inovação

O protocolo de intenções foi assinado pelos governadores Carlos Massa Ratinho Junior e Renato Casagrande.

Paraná e Espírito Santo firmam acordo para trocar experiências na área de inovação

O Paraná e o Espírito Santo firmaram um acordo nesta quarta-feira (30) para trocar experiências e promover a integração dos ecossistemas de inovação dos dois estados. O protocolo de intenções foi assinado pelos governadores Carlos Massa Ratinho Junior e Renato Casagrande durante o evento Folha Business, promovido pela gestora de investimentos Apex em Londrina, no Norte do Estado.

A intenção é promover a integração dos ecossistemas de inovação por meio do compartilhamento de experiências, conhecimentos, tecnologias e recursos, com o objetivo de gerar novos negócios e fortalecer a economia dos dois estados. Para isso, está previsto a realização de eventos conjuntos, como hackatons e encontros para fomentar a troca de ideias e o networking entre os empreendedores, investidores e agentes que atuam na área.

Também serão criados programas de intercâmbio entre startups e empresas inovadoras paranaenses e capixabas para ampliar as oportunidades de negócios e a internacionalização desses empreendimentos, além de missões empresariais e tecnológicas para promover a troca de experiências e conhecimentos sobre tecnologias e tendências de mercado.

Ratinho Junior destacou que o Paraná e o Espírito Santo já têm um histórico de colaboração em diferentes áreas. “Os estados ficam mais fortes atuando de forma conjunta. Fomos atrás de uma tecnologia capixaba voltada às empresas que querem se instalar no Paraná, um software desenvolvido pelo Espírito Santo e que hoje é utilizado pelo Paraná. Já o nosso programa de habitação, o Casa Fácil, também está servindo de exemplo para uma iniciativa similar por lá”, explicou.


“Então essa troca de experiências entre aquilo que está dando certo nos nossos estados é muito boa, porque de alguma maneira colabora com a melhoria da gestão pública, e uma gestão melhor significa mais qualidade de vida para a população”, completou Ratinho Junior. 

Para Casagrande, a parceria fortalece os dois estados, que têm um bom posicionamento na área de inovação. “Esse protocolo vai permitir a troca de experiências de políticas públicas, principalmente na área de inovação, o que nos ajuda a andar mais rápido. E é isso que precisamos na administração pública, rapidez na aplicação das políticas que facilitam a vida dos estados e da população”, afirmou. 

O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, destacou que o protocolo de intenções entre os dois estados é inédito nesta área e vai possibilitar também a ampliação da capacitação de mão de obra para a área de tecnologia. Ele explicou que o Paraná conta atualmente com 18 parques tecnológicos que contribuem com a consolidação de ecossistemas inovadores em todas as regiões do Estado.

“Queremos linkar os ecossistemas paranaense e capixaba para fazer com que as empresas dos dois estados tenham mais oportunidades em termos de tecnologia, além de exportar o que produzimos por aqui e buscar as experiência que eles têm por lá”, disse Rangel. “Outro objetivo é a formação dos nossos jovens para atuar nessa área, que apresenta grandes oportunidades tanto no Brasil, quanto no Exterior. As pastas de Inovação dos dois estados vão trabalhar num grande projeto de qualificação dos nossos jovens”.

Fonte: AEN

Autor do post