106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, mas também enfrenta um problema comum a muitas famílias: a sucessão familiar. Para discutir esse assunto e orientar os produtores rurais, o Sicredi promove na próxima terça-feira (5) um evento na associação comercial de São Miguel do Iguaçu (PR).
O Costa Oeste News entrevistou os representantes da cooperativa Raquel Diesel e Júlio Tibolla, que falaram sobre o significado da sucessão familiar no agronegócio e os serviços que o Sicredi oferece para facilitar esse processo.
Raquel Diesel (gerente agro) explicou o que é a sucessão familiar e por que ela é importante para os produtores rurais. “A sucessão familiar nada mais é do que a transição do comando de uma empresa ou de uma propriedade rural, que passa de geração para geração, dentro da mesma família. E isso é algo muito importante, é um assunto que está bem em alta, porque é algo que não pode deixar se perder. As propriedades elas precisam ter a continuidade e não só falando dos bens materiais, da sucessão, mas também algo que é muito importante que é o conhecimento, as informações que o pai passa para o filho ou muitas vezes até para as filhas que estão assumindo as propriedades rurais”, disse.
Ela também contou qual é a intenção do Sicredi em promover eventos sobre sucessão familiar. “A nossa ideia nesse evento é trazer nada mais do que o conhecimento, a informação para os nossos associados. Fazer com que eles entendam por que a sucessão familiar é um grande desafio ainda para as famílias, é um assunto que a gente quer que as famílias levem para dentro de casa, que o pai converse com os filhos, com as esposas. Então a gente vai estar fazendo esse evento agora na próxima terça-feira, vai ser às 14 horas na associação comercial, todos os nossos associados estão convidados, nós estaremos falando sobre sucessão familiar e roading também, que é um assunto bem polêmico, então a gente está trazendo uma empresa que vai tirar as dúvidas, vai ser um bate-papo com os nossos associados, para que eles também entendam melhor sobre esses dois temas”, afirmou.
Júlio Tibolla aproveitou a oportunidade para se apresentar à comunidade. Ele nasceu em Medianeira, há 16 anos reside em São Miguel e está há 14 anos na cooperativa, 12 anos como tesoureiro e caixa, e agora se junta à equipe agro. Ele falou sobre os principais desafios e benefícios da sucessão familiar para as famílias rurais.
“Os principais desafios são essa questão da sucessão familiar, o próprio associado muitas vezes tem dificuldade de lidar com isso. Os filhos muitas vezes não querem se envolver com a atividade rural. Então muitas vezes eles saem de casa procuram outros serviços e alguma coisa e ficam limitados à propriedade. Então vai passando a geração e muitas vezes não consegue prosseguir com essas culturas, com essas atividades feitas dentro da propriedade. E os benefícios para a família que realmente consegue fazer esse planejamento seria reduzir os conflitos familiares, as incertezas mesmo. E além disso possibilita na preparação das novas gerações. Como a gente tinha comentado, garantindo a continuidade do negócio, a preservação do patrimônio da família”, declarou.
O evento sobre sucessão familiar no agronegócio será realizado na próxima terça-feira (5), às 14 horas, na associação comercial de São Miguel do Iguaçu. O evento é gratuito e aberto aos associados do Sicredi e demais interessados no tema.
Fonte: Costa Oeste News