Depois de receber o Rally dos Sertões em 2015, Itaipu será sede também de uma espécie de "rali a pé". Neste fim de semana, dias 9 e 10, a usina receberá pela primeira vez, uma etapa do Campeonato Paranaense de Orientação e do Circuito Orientação Sprint ??? competições de modalidade esportiva que se assemelha ao rali, com a diferença de ser percorrido sem veículos.
Estão inscritos 418 atletas para os dois dias do evento. No sábado, 09, serão 197 competidores, em 30 categorias. No domingo, 10, serão 221 pessoas, em 50 categorias. As provas envolvem pessoas de várias faixas etárias, dos seis aos 70 anos de idade.
No sábado, serão realizados os circuitos da modalidade sprint, caracterizados por provas mais curtas, rápidas e urbanas, na área do Parque Tecnológico Itaipu. Os atletas partem às 15h. Neste dia, não haverá liberação para a imprensa.
No domingo, 10, será a vez dos atletas mais experientes adentrarem nas matas do Parque da Piracema para a etapa mais radical da 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Orientação.
Ao longo do trajeto, eles estarão munidos apenas de bússolas e mapas. O percurso é conhecido no momento e inclui trechos de difícil aceso, que podem ser em terrenos diferentes, atravessando áreas alagadas ou matas fechadas.
No domingo, a disputa começa às 9h, no Parque da Piracema, e deve prosseguir até as 11h. A largada ocorre aos poucos, em pequenos grupos (geralmente, de quatro a cinco atletas, de categorias diferentes). A premiação está prevista para acontecer por volta das 14h, no restaurante do PTI.
Apesar da dificuldade maior aos praticantes, o domingo foi escolhido para acompanhamento da imprensa por oferecer melhores opções de captação de imagens dos atletas, o que pode ser feito na passagem pelos pontos de controle (chamados de prismas).
O esporte - A ideia da orientação é fazer um percurso visitando um número de ponto de controles em uma ordem pré-determinada, com ajuda somente de mapas e bússola. O atleta precisa estar atento às características do terreno, descrito no mapa, a fim de escolher o melhor percurso e completá-lo no menor tempo. A habilidade de navegação e a capacidade de tomar decisões rápidas são fundamentais ??? qualidades muito semelhantes às requeridas em duplas de ralis de carros e motos.
Segundo os organizadores, a etapa de etapa de Foz do Iguaçu é reconhecida não apenas pelos atrativos naturais, mas também pela qualidade técnica das pistas de orientação e, pela organização, logística e atenção aos atletas.
Fonte: Clickfozdoiguacu