Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Segue para sanção projeto que favorece a acessibilidade da pessoa com visão monocular no Paraná

A proposição 263/2023 é assinada pela deputada Cloara Pinheiro (PSD) e foi um dos itens aprovados na 80ª sessão plenária ordinária realizada pelo legislativo paranaense em 2023.

Segue para sanção projeto que favorece a acessibilidade da pessoa com visão monocular no Paraná

Segue para a sanção governamental o projeto de lei que visa conscientizar a população paranaense sobre as barreiras impostas às pessoas que sofrem com a visão monocular. A proposta foi uma das dez iniciativas parlamentares aprovadas em redação final na 80ª sessão plenária ordinária realizada pelo legislativo paranaense em 2023.

A proposição 263/2023 é assinada pela deputada Cloara Pinheiro (PSD) e obriga o uso do Símbolo Nacional de Acessibilidade à Pessoa com Visão Monocular no Estado.

A medida impõe a inclusão do símbolo, definido por um ícone com a mão sobre um dos olhos, em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas com deficiências e em todos os serviços, públicos e particulares, que forem postos à disposição ou que possibilitem o seu uso.

“A visão monocular é caracterizada pela capacidade de uma pessoa de conseguir enxergar com apenas um olho, possuindo noção de profundidade e sensação tridimensional e visão periférica limitadas, afetando, assim, sua capacidade de atenção e convívio social. Nesse sentido, é notório que a diminuição dos sentidos perfaz obstáculo para a participação plena na sociedade, sendo necessário o conhecimento da população para que possamos mitigar os empecilhos”, diz a justificativa.

Os parlamentares também votaram outros nove projetos em redação final. O projeto de lei 385/2022, do deputado licenciado Márcio Nunes (PSD), que concede o título de utilidade pública à Fundação Marta Kaiser, em Campo Mourão;  projeto 296/2023, da deputada Flávia Francischini (União), que institui o Dia Estadual do Hematologista e do Hemoterapeuta, a ser celebrado anualmente no dia 29 de outubro.

O projeto de lei 368/2023, da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), que altera a Lei nº 17.806/2013, que institui a Semana Estadual de Combate à Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de agosto.

O projeto de lei 418/2023, da deputada Ana Júlia (PT), que concede o título de utilidade pública ao Instituto Nacional Educacional da Diversidade Sociocultural, em Matinhos.

O projeto 430/2023, do deputado Adão Litro (PDS), que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a “Expovizinhos - Feira do Comércio, Indústria e Agronegócio de Dois Vizinhos”, realizada na semana do dia 28 de novembro, aniversário do município.

O projeto de lei 464/2023, da deputada Maria Victoria (PP), que altera a Lei nº 18.646/2015, com redação modificada pela Lei nº 19.426/2018, e que institui o Dia da Conscientização das Doenças Raras e o Fevereiro Lilás.

O projeto de lei 490/2023, do deputado Thiago Bührer (União), que concede o título de utilidade pública à Associação Cultural Antidrogas de Agudos do Sul.

O projeto de lei 495/2023, do deputado Douglas Fabrício (CDN), que concede o título de utilidade pública à Associação de Pais e Amigos da Ginástica, em Cornélio Procópio.

E, para completar, o projeto 615/2023, do deputado Alexandre Curi (PSD), que concede o título de utilidade pública à Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Instituição de Ensino Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, com sede em Curitiba.

Todas a propostas agora seguem para sanção, ou veto, governamental.

Primeira discussão

Em primeira votação, os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei 318/2023, do deputado Adão Litro, que concede o título de utilidade pública à Associação dos Tenistas de Pato Branco. Fundada em 9 de março de 2021, a entidade tem por finalidade fomentar a prática do tênis de campo com um projeto social de excelência no município, assim como formar um grupo para representar a cidade de Pato Branco em jogos regionais, estaduais e nacionais.

“Cada vez mais popular, a modalidade tem se destacado em torneiros na região do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, sempre trazendo bons resultados, troféus e, principalmente, reconhecimento para a cidade de Pato Branco”, diz a justificativa.

O texto reforça que, em agosto de 2021, teve início o “Projeto Social Tênis Para a Vida” atendendo 27 crianças que foram encaminhadas pela assistência social do município. “Muitas delas crianças cumprindo medidas socioeducativas, crianças em situação de extrema vulnerabilidade social e que passaram a ter uma oportunidade de conhecer uma nova modalidade esportiva e a chance de mudar seus caminhos através do esporte”.

Também avançou o projeto de lei 586/2023, do deputado Soldado Adriano José (PP), que concede o título de utilidade pública à Associação das Ruas ao Palácio (Adrap), de Sarandi. O objetivo da entidade é o atendimento à população, promovendo o conhecimento por meio de musicalização, danças, teatro, leituras, palestras, retiros, programas de acolhidas no ambiente da associação e/ou residencial, acolhida, aconselhamento, leitura, trabalhos individuais, em grupos ou casais.

Segunda discussão

Foi aprovado em segundo turno o projeto de lei 686/2021, que altera a Lei nº 18.668/2015. A legislação proíbe a utilização de animais para desenvolvimento de experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes. A proposta do deputado Ricardo Arruda (PL) inclui a proibição em “testes de laboratório da indústria do tabaco”.

Já a propositura 363/2023, que cria a Campanha Estadual de Conscientização sobre a Herpes-Zóster, recebeu emenda e retorna para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Municipalismo

Antes da sessão, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), falou sobre o encontro com a Associação de Prefeitos do Paraná (AMP), realizada na manhã desta segunda-feira (4). “Estiveram presentes integrantes de nove representações de prefeitos de todo Paraná, trazendo suas reivindicações a serem encaminhadas ao Governador Ratinho Junior”, explicou.

Entre as principais demandas, segundo o presidente, estão a queda de receita nos municípios, atraso no pagamento das emendas federais, o transporte escolar e os custos das ambulâncias do SAMU, “que é de responsabilidade do Governo Federal”.

“Já fui prefeito, conheço essa realidade e, portanto, entendo a preocupação de todos e quero crer que é chegado o momento de os próprios deputados federais, que têm o poder de negociações em Brasília, intervirem para que possamos melhorar a vida nos municípios, não apenas aqui no Paraná, mas no Brasil”, afirmou.

Traiano também indicou que irá autorizar a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios no Legislativo.

Fonte: Alep

Autor do post