Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Oeste Paranaense é Destaque: Veja quais são as cidades que oferecem melhor qualidade vida

IPDM aponta que nove de 50 cidades do Oeste do Paraná estão no topo do ranking

Oeste Paranaense é Destaque: Veja quais são as cidades que oferecem melhor qualidade vida

O IPDM - Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal - é quem é responsável por mensurar o progresso de nossas cidades em termos socioeconômicos, ou seja, em qualidade de vida para seus moradores. E, nesta quarta-feira (13/09) o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) divulgou o resultado do último levantamento. Ele mostra que 28 novos municípios alcançaram o indicador de Alto Desempenho, o que mostra um aumento na qualidade de vida da população, no recorte de uma década. Em 2010, apenas Curitiba aparecia no topo.

Elaborado para todos os 399 municípios do Estado, o IPDM retrata o desempenho em relação à renda, que aglutina dados do mercado de trabalho formal e agropecuária; educação, com indicadores da área relevantes; e saúde, refletindo indicadores de mortalidade na infância, de monitoramento pré-natal e das mortes em geral.

O Oeste do Estado ganhou destaque, pois têm 9 de suas 50 cidades no topo do ranking: Cafelândia, Cascavel, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Medianeira, Palotina, Quatro Pontes e Toledo. As demais são Araucária, Cambira, Campo Mourão, Cianorte, Dois Vizinhos, Douradina, Francisco Beltrão, Jaguapitã, Joaquim Távora, Londrina, Mandaguari, Maringá, Quatro Barras, Paranavaí, Pato Branco, Santo Inácio, Sabáudia, Saudade do Iguaçu e Ubiratã, além da Capital.

Entre 2010 e 2021 houve significativo avanço no Paraná, com o número de cidades no topo desse ranking saltando de apenas uma (Curitiba) para 29 e atingindo o índicador Alto Desempenho (0,8 a 1). Já o indicador Médio Desempenho (0,6 a 0,79) reúne hoje 360 das 399 cidades do Estado, o que significa que apenas dez ainda figuram nos recordes Médio-Baixo Desempenho (0,4 a 0,59) e Baixo Desempenho (0 a 0,39).

Fonte: Guia Medianeira